Um grupo de 23 cajucultores do município de Marco, na região Norte do Ceará, participaram de uma missão técnica para conhecer a experiência produtiva da Fazenda Pedrinhas, localizada no município de Severiano Melo, no Sertão do estado do Rio Grande do Norte. A missão foi fruto da parceria dos empreendedores com o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Marco.
Segundo a analista do escritório do Sebrae/CE na região Norte, Raquel Gobb, os cajucultores foram ao estado vizinho verificar o modelo de gestão produtiva e tecnológica empregado na região que favorece excelência na produção de caju, com foco na venda de frutos “in natura”.
“Essa troca de experiências permitiu que os produtores cearenses pudessem dialogar com os produtores do Rio Grande do Norte sobre temas como adubação foliar, podas mecanizadas, produção de mudas e demais tecnologias empregadas para ampliar a janela de produção para mais meses do ano”, destaca a analista do Sebrae/CE.
Para o produtor Ary Osterno a missão foi importante para trazer um novo olhar sobre a sua atividade. “Eu nunca tinha visto nada parecido. Essa missão mudou muito a minha forma de olhar para a minha plantação”. Já a produtora Aparecida Vasconcelos disse que, a partir do que foi visto, pretende focar no beneficiamento do caju. “Com mais produção de caju e castanha muitos produtos podem ser processados e a gente consegue vender mais. Agora quero focar na produção de geleia”.
O segmento da fruticultura, com foco na cajucultura, está sendo desenvolvido no município de Marco de forma intensiva, por meio do Programa Agronordeste iniciado em 2020. De acordo com Raquel as ações do programa têm possibilitado resultados expressivos de melhoramento genético dos pomares, por meio de substituição de copas e enxertia”.
Ela destaca ainda que o beneficiamento dos frutos também tem ajudado a melhorar os ganhos dos produtores. “A agregação de valor, por meio de embalagens apropriadas, rotulagem e identidade visual, tem possibilitado a ampliação de mercados e consequente aumento da rentabilidade das propriedades rurais”.
Agronordeste
O programa Agronordeste tem por objetivo fomentar a organização das cadeias agropecuárias, vocacionadas em cada região, visando ampliar e diversificar os canais de comercialização, desenvolver o capital social local e dinamizar o ambiente econômico, através da promoção da eficiência produtiva.