O Sebrae/CE promoveu nesta semana, em Tauá, o workshop de Planejamento Estratégico do Fab Lab instalado no município. A iniciativa marca o início da primeira etapa da capacitação voltada à estruturação e operação do laboratório de fabricação digital de Tauá. A ação integra o Acordo de Cooperação Técnica entre o Sebrae/CE e a Prefeitura de Tauá, que busca consolidar o Fab Lab como um espaço de inovação conectado às reais necessidades do território.
O workshop, que contou com três dias de programação, reuniu a equipe técnica da Prefeitura de Tauá, representantes das Escolas Profissionalizantes e Instituto Federal do Ceará (IFCE), integrantes do ecossistema de inovação da região dos Inhamuns. Segundo a articuladora do Sebrae Regional Inhamuns, Gina Sena, a proposta é construir, de forma colaborativa, um planejamento estratégico que alinhe a infraestrutura e as atividades do Fab Lab às demandas da comunidade acadêmica, profissional e local.
“Esta é uma iniciativa pioneira de estímulo à inovação no interior do Ceará, que tem entre os seus principais objetivos a validação da vocação de prototipagem do espaço, a compreensão do perfil do público-alvo e a elaboração de um regimento interno e de um plano de ações que garantam a sustentabilidade do laboratório”, destaca a gestora do Sebrae/CE.
A capacitação foi conduzida pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), referência nacional em tecnologia e inovação. “A contratação da instituição reforça o compromisso com a qualidade técnica e metodológica da formação, que será fundamental para preparar a equipe local para os próximos passos do projeto”, reforça Gina.

Ecossistema de Inovação
Esse movimento ocorre em um momento de fortalecimento do ecossistema de inovação da região dos Inhamuns. Nos últimos anos, o trabalho conjunto entre Sebrae/CE, Prefeitura de Tauá, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Escolas Profissionalizantes, Instituto Federal e demais instituições públicas e privadas, além da sociedade civil tem resultado no surgimento de um número crescente de startups locais.
Hoje estima-se que a região conte com 54 startups em fase de ideação. “Muitas dessas iniciativas têm direcionado seus esforços para o desenvolvimento de soluções voltadas a setores tradicionais da economia, como o agronegócio e o comércio varejista”, afirma a articuladora regional do Sebrae.
Nesse contexto, segundo ela, o Fab Lab Tauá chega como um suporte estratégico, oferecendo infraestrutura tecnológica, formação prática e um ambiente colaborativo para a prototipagem de ideias e o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Após o workshop, o projeto seguirá com a realização de Trilhas de Conhecimento e Capacitações Práticas, que incluirão atividades “mão na massa” voltadas à aplicação de tecnologias no dia a dia do Fab Lab. Essas etapas complementares serão essenciais para consolidar o espaço como um polo de inovação regional, capaz de transformar ideias em soluções reais e sustentáveis.
“O Fab Lab Tauá nasce como uma ferramenta de transformação, conectando inovação, educação e desenvolvimento econômico em um só ambiente”, completa Gina.