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A Embratur apresentou, nesta sexta-feira (24/10), ao trade turístico e autoridades locais, o Plano Brasis Ceará, documento que integra o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, desenvolvido em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. O plano tem como propósito ampliar a visibilidade do Ceará no cenário global, atraindo visitantes estrangeiros e impulsionando a geração de emprego, renda e negócios no setor.
Regionalizado, o projeto insere o Estado na estratégia nacional de promoção coordenada dos destinos brasileiros, com foco na competitividade internacional e no fortalecimento das ações locais. A apresentação aconteceu durante o último dia do Brazil Travel Market (BTM), encerrado nesta sexta-feira (24) no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

Na apresentação, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou que ” a janela de promoção internacional do nosso país está posta, pois pela primeira vez chegamos aos 7 milhões de turistas internacionais. Daí a importância do plano de marketing para a gente poder captar turistas para o Estado do Ceará, reconhecendo e mostrando seu potencial de atrativos únicos. Com isso, a reflexão para se chegar ao nome “Brasis” do plano foi de que nós somos muitos países dentro de um país, e isso é o que de fato nos diferencia”, salientou Reis.

já o Sebrae/CE, representado na solenidade pelo assessor da diretoria, Carlos Viana, enfatizou a importância de preparar os empreendedores para essa nova fase de expansão internacional. “Nessa missão de uma estratégia nacional é muito importante a gente ter a percepção de que essa promoção no exterior fortalece ainda mais o Ceará. O papel do Sebrae/CE é ajudar para que os pequenos negócios, ligados ao trade turístico, estejam preparados para receber esses turistas que virão ao nosso Estado a partir dessa ação.”
CEARÁ
O Ceará tem se consolidado como um dos principais portões de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste. Em 2024, 96,8 mil visitantes internacionais desembarcaram no estado, número próximo ao registrado antes da pandemia. Até setembro de 2025, o estado já recebeu quase 80 mil visitantes do exterior. O volume é 28,30% maior que no mesmo período do ano anterior, segundo dados da Polícia Federal e da Embratur.
Além disso, os participantes do evento conheceram os principais mercados emissores para o estado, dados consolidados a partir de pesquisas nestes destinos, da conectividade aérea, perfil dos viajantes, motivação das viagens, entre outros pontos. Um exemplo de que o estudo mostra bem como o levantamento foi criterioso.

Por exemplo, em relação a Jericoacoara, dois países foram identificados como os que têm interesse em visitar a praia.Destino contemplado: Jericoacoara.
Mercados ativados: Alemanha e Reino Unido.
Segmentos: Turismo Cultural, Turismo de Natureza, Turismo Gastronômico e Turismo de Sol e Praia. A infraestrutura de turismo das cidades visitadas foi considerada excelente e boa por 100% dos participantes, o que é um indicativo positivo para o desenvolvimento turístico da região.
Um outro levantamento feito e ainda não incluído no estudo, antecipado pela Embratur na solenidade, aponta a Espanha como destino emissor, com a identificação do perfil dos turistas e tipos de interesses atrativos. Reis repetiu várias vezes que, para conquistar nos nichos turísticos, precisa haver o desenvolvimento de uma trilha de promoção para cada destino emissor. Essas iniciativas envolvem parcerias, promoção de nichos de mercado como o afroturismo e ecoturismo, e participação em eventos internacionais.
Enfatizou ainda que não há resultado ao se desenvolver um famtour numa região e um fampress, noutra. “É preciso foco. Diluindo, não resulta em efetividade”, explicou. Após a apresentação, o objetivo é que Secretarias de Turismo, convention bureaux, operadores e o trade local atuem de forma coordenada e em uma narrativa única de internacionalização. Essa integração é essencial para transformar a promoção em conversão real, ou seja, o aumento do fluxo de turistas internacionais
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