![](https://ce.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2024/12/Hubine-geral.jpg)
Nesta segunda-feira, 16/12, o Sebrae/CE realizou duas ações de destaque voltadas para o incentivo ao Ecossistema de Inovação do Estado. Primeiro, os sistemas, instituições educacionais, parceiros da causa da Inovação e os reitores das universidades cearenses, reuniram-se na sede do Sebrae/CE para discutir como alavancar e fortalecer o Ecossistema cearense.
Abrindo a reunião, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves, colocou-se à disposição para apoiar a iniciativa.
Depois de um debate que convergiu para a criação de um trabalho unificado, que evitasse ações replicadas e recursos pulverizados, definiu-se pela criação do Comitê das Redes dos Ecossistemas de Inovação do Estado.
Alci Porto, diretor técnico do Sebrae/CE
Segundo Alci Porto, diretor técnico do Sebrae/CE, a ideia é unir os esforços e aproximar as Redes de Inovação, as comunidades de Startup e o setor produtivo, para alavancar o desenvolvimento regional e reter o capital intelectual que começa a ser atraído por ofertas do Exterior.-“Hoje o Sebrae/CE tem 350 mil alunos sendo capacitados em empreendedorismo e orientados para o setor de inovação nas escolas das várias regiões do Estado onde o Sebrae/CE atua. Precisamos criar estímulos para que, no futuro, essa mão de obra capacitada ajude ao desenvolvimento regional”, avalia. “E isso vai ser coordenado a partir do Comitê que criamos hoje”.
De acordo com Herbart Melo, articulador da Unidade de Gestão dos Ambientes de novação, do Sebrae/CE, as redes dos ecossistemas têm sido fundamentais para criar soluções inovadoras, estimular o empreendedorismo e fortalecer as capacidades locais, transformando desafios em oportunidades”.
PRESIDENTE DO COMITÊ
![](https://ce.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2024/12/Comite-LEE.jpg)
Além da criação do Comitê, no mesmo ato, foi escolhido como presidente José Wally Mendonça Menezes, atual Reitor do IFCE- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, que tem Licenciatura, Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
É, também, professor do doutorado em Ensino, da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), e Professor do Departamento de Telemática e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) todos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Depois de aclamado por unanimidade, o Reitor José Wally Mendonça explicou que o objetivo do comitê é otimizar recursos, alinhar estratégias e maximizar os impactos das ações, criando um ambiente mais colaborativo e efetivo para a promoção da inovação. “Não focamos só no Ceará. Queremos uma interação internacional”.
-
Hubine
Na sequência, numa solenidade quase complementar no auditório do Sebrae/CE, em uma nova reunião ligada à inovação, foi lançado o Hubine-Hub de Inovação do Nordeste, a partir de uma parceria BNB/Sebrae/CE.
A partir de agora, o Hubine vai funcionar num espaço do Sebrae/CE, dentro do Sebraelab. Criado com o objetivo de incentivar o empreendedorismo inovador e facilitar a relação entre o Banco do Nordeste e as empresas virtuais da região, o Hubine pretende fomentar o protagonismo criativo e inovador que a Região precisa para continuar avançando no segmento.
A atuação do Hubine estará focada em dois importantes pilares, que são o ecossistema de inovação e a gestão da inovação do Banco do Nordeste. Para o ecossistema de inovação, o foco é o desenvolvimento do empreendedor inovador, além do apoio às startups.
Ou seja, o Hubine do Banco do Nordeste vai atuar auxiliando aqueles que desejam ter um negócio próprio, ao mesmo tempo que vai influenciando a cultura da inovação, envolvendo o seu corpo funcional nestes processos, com o objetivo de impactar, positivamente, o segmento.
Na solenidade, três instrumentos de Crédito de Operação de Financiamento foram assinados: um, com a empresa Magnesium do Brasil Ltda. O segundo, com a empresa GolgMix -M $ S Comércio de Artigos de Óptica Ltda e o terceiro, com a empresa Startup Cash Bake Soluções tributárias LTDA.
![](https://ce.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2024/12/Hubine-Cartaxo.jpg)
Falando em nome do Sebrae/CE, o superintendente Joaquim Cartaxo exaltou os bons resultados obtidos com as parcerias Sebrae/CE/BNB. “Quando o BNB e o Sebrae/CE se unem é sempre para gerar valor. E, no caso do Hubine, estão previstas capacitações e mentorias essenciais para o desenvolvimento dos negócios digitais”.
![](https://ce.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2024/12/Herbart-Melo-HUBINE.jpg)
Herbart Melo, articulador da unidade de Gestão de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE também falou sobre a importância da parceria com o BNB através do espaço Hubine no Sebraelab, com a possibilidade de uso de 12 espaços estilo coworking para atendimento aos empreendedores.
![](https://ce.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2024/12/BNB-Hubine.jpg)
Já a diretora de Administração do Banco do Nordeste, Ana Teresa Barbosa que representou, na solenidade, o presidente Paulo Câmara, enfatizou que esse acordo de cooperação vai implementar as ações e soluções voltadas para o ecossistema de inovação regional e vai possibilitar que o BNB esteja mais próximo aos demais atores do Ecpssistema Local de Inovação.
-