ASN CE
Compartilhe

Ecossistema do Maciço de Baturité realiza imersão em experiências inovadoras em Guaramiranga

Foi uma oportunidade para entender como iniciativas privadas, a gestão pública e o setor educacional podem atuar para impulsionar o Ecossistema local de Inovação
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

-

O Ecossistema Local de Inovação (ELI) do Maciço de Baturité deu mais um passo importante no fortalecimento da cultura da inovação no território. Nesta semana, atores estratégicos do ecossistema participaram de um encontro especial, que proporcionou uma verdadeira imersão em iniciativas inovadoras que integram educação, tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento local.

A programação começou com a visita ao Projeto Meu Mundo Guaramiranga, uma iniciativa que une a Prefeitura Municipal de Guaramiranga, por meio das Secretarias de Inovação e Educação. O projeto recria, em escala reduzida, a cidade de Guaramiranga tal como era na década de 1950. Voltado para alunos da rede pública, o projeto desperta o interesse pelo conhecimento, resgata a memória local e insere novas tecnologias no processo educativo, ampliando as possibilidades de futuro para crianças e jovens. Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto como o projeto é conduzido, interagir com os alunos e perceber o impacto positivo dessa vivência na formação deles.

Guaramiranga 3

Em seguida, o grupo foi recebido no Hotel Vale das Nuvens, empreendimento reconhecido por sua gestão inovadora e sustentável. Proprietário do hotel, engenheiro civil, empresário do ramo da construção civil e atual Secretário de Inovação de Guaramiranga, Joaquim Caracas guiou uma verdadeira imersão nos bastidores de sua trajetória empreendedora. Caracas compartilhou desde sua história de vida até os processos construtivos inovadores, as soluções tecnológicas aplicadas em suas empresas do setor da construção civil e as práticas de sustentabilidade adotadas no hotel — que hoje se destaca como referência no turismo de experiência na região.

O encontro também foi uma oportunidade para entender como as iniciativas privadas, a gestão pública e o setor educacional podem atuar de forma integrada para impulsionar o Ecossistema de Inovação do Maciço de Baturité, criando um ambiente fértil para novas ideias, parcerias, projetos e negócios que geram impactos positivos na vida das pessoas.

O Sebrae segue atuando como articulador, fomentando conexões, construindo agendas colaborativas e fortalecendo as parcerias já estabelecidas com gestores públicos, educadores, empresários e comunidade — parceiros fundamentais para consolidar um Ecossistema de Inovação vivo, integrado e comprometido com o desenvolvimento sustentável do Maciço de Baturité. Somos gratos a todos que caminham conosco, acreditam no potencial da região e contribuem diariamente para transformar ideias em oportunidades para o território.

Também recebemos com satisfação a visita de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, que nos procuraram para conhecer de perto as ações do Ecossistema do Maciço, reconhecendo sua força, suas vocações e seu potencial de inspiração para outras regiões do Ceará.