ASN CE
Compartilhe

Diretor técnico do Sebrae/CE visita obras do futuro Centro de Inovação Tecnológica do Cariri

O novo equipamento estará integrado à Rede de Ecossistemas de Inovação, que está sendo articulada pelo Sebrae/CE
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O diretor técnico do Sebrae/CE, juntamente com a equipe da Unidade Regional da instituição, visitou na última quarta-feira (19) as instalações do Centro de Inovação Tecnológica do Cariri (CIT), que funcionará no antigo prédio da Câmara Municipal dos Vereadores de Juazeiro do Norte e estará integrada à Rede de Ecossistemas de Inovação, que está sendo articulada e implantada pelo Sebrae no estado.

A implantação do equipamento tem à frente a Universidade Regional do Cariri, através da PROEI – Pró-reitoria de Empreendedorismo e Inovação e a Fundetec e conta com recursos aprovados pelo edital do Finep, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Alci Porto também participou de uma reunião com o Grupo Gestor da URCA responsável pela implantação do CIT, onde foi apresentado o projeto, a estratégia, o modelo de gestão e o interlocução do Centro com o Ecossistema Local de Inovação.

De acordo com a articuladora do Sebrae/CE no Cariri, Elizângela Andrade, o novo CIT congregará parceiros do tríplice hélice da inovação, incluindo setor público, iniciativa privada e instituições de ensino. “O Sebrae/CE é um dos parceiros do equipamento dentro da estratégia de aproximar os pequenos negócios daquelas instituições e empresas que produzem conhecimento e inovação”, destaca a analista.

Segundo ela, a visita do diretor Alci Porto foi importante para aprofundar ainda mais as discussões em torno desta parceria e reafirmar o compromisso do Sebrae/CE com o processo de interiorização da inovação no estado do Ceará. “O nosso diretor veio conhecer as novas instalações e reforçar o trabalho que vem sendo feito na articulação e estruturação da Rede de Ecossistemas de Inovação do Ceará”.

Este trabalho do Sebrae/CE conta com a instalação de Centros de Inovações em Fortaleza, Sobral e Cariri, articulação das Comunidades de Startups pré-existentes, no Cariri e em Fortaleza e incentivo à criação de Comunidades de Inovação nas demais regiões do Estado.

A ação contribuiu para a formação de Comunidades de Inovação em Sobral, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas, Baturité, Sertão Central, Tauá, Ibiapaba, Acaraú e Amontada e Iguatu.

A estratégia de atuação da instituição envolve ainda a promoção capacitações, aceleração e residências de startups, missões de prospecção de negócios, rodadas de investimento e realização de eventos, como o Siará Tech Summit, dentre outras atividades que promovam conhecimento, inovação e sustentabilidade para os pequenos negócios.