ASN CE
Compartilhe

Crateús lança primeiro Comitê Regional da Rede dos Ecossistemas de Inovação do Ceará

O colegiado reúne representantes do poder público, setor produtivo, academia e sociedade civil da região
Por Redação
ASN CE
Compartilhe
O lançamento contou com a presença do articulador da Unidade de Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo

Os Sertões de Crateús é a primeira região do estado a instalar oficialmente seu Comitê Regional da Rede de Ecossistemas de Inovação, reunindo representantes do poder público, setor produtivo, academia e sociedade civil. A iniciativa é um desdobramento da ação da Rede dos Ecossistemas de Inovação do Ceará, por meio de seu Comitê Estadual, que aprovou a criação de 12 comitês regionais com o objetivo de fortalecer a inovação em todas as regiões do estado.

Para o articulador do escritório do Sebrae/CE nos Sertões de Crateús, Luiz Gonçalves esse pioneirismo reforça o compromisso da região com o desenvolvimento sustentável, a geração de oportunidades e a construção de um ambiente cada vez mais favorável à inovação e ao empreendedorismo.

O encontro reuniu lideranças dos setores públicos, privados, academia e sociedade civil da região dos Sertões de Crateús

“Com Crateús abrindo caminho, os próximos comitês regionais já começam a se organizar, marcando um novo momento para a Rede e para o futuro da inovação no Ceará”, destaca Luiz Gonçalves. Segundo ele, a iniciativa irá se somar ao trabalho que o Sebrae/CE vem desenvolvendo no sentido de fomentar a cultura da inovação no Ceará.

“Essa articulação entre Sebrae, poder público, empreendedores, academia e sociedade civil irá contribuir para o surgimento de negócios inovadores nas diversas regiões do estado, além de levar inovação para os setores tradicionais da economia da inovação”, destaca o articulador regional do Sebrae/CE.

Comitê Estadual

Fruto da articulação do Sebrae/CE, o Comitê das Redes dos Ecossistemas de Inovação do Ceará foi criado em dezembro de 2024, com o objetivo de buscar otimizar recursos, alinhar estratégias e maximizar os impactos das ações realizadas em todo o Ceará, criando um ambiente mais colaborativo e efetivo para a promoção da inovação.

O colegiado, presidido pelo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes, reúne representantes de entidades dos setores públicos e privados, academia e sociedade civil cearense com atuação na área da inovação.