A iniciativa do Escritório do Sebrae/CE no Centro Sul conta com os atores que compõe o Ecossistema de inovação e produtores rurais. A ideia é buscar soluções de inovação para o AGRO nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, de corte, fruticultura, apicultura e ovinocultura.
Participam da discussão para a criação do novo equipamento, representantes dos municípios de Acopiara, Icó, Iguatu, Catarina, Orós, Acopiara e Jucás. Nesse primeiro encontro estiveram presentes secretários de agricultura da Região, técnicos, produtores rurais e a equipe do Escritório Regional do Sebrae/CE no Centro Sul, representados pelos ALI Rural Kelly, Agente Territorial Francieli Silva, os gestores Damaris Correia e Ariel Alves, e a consultora Tatiane, que aplica a metodologia ELI.
A ação faz parte do movimento de animação do ambiente de inovação no Centro Sul do Ceará e o Centro de Referência será um equipamento de utilização compartilhada e colaborativa, visando viabilizar soluções para as problemáticas mapeadas na Região, no segmento do agronegócio. O objetivo é torná-lo um grande ‘hub” de serviços para os produtores locais.
QUESTIONÁRIO
Na oportunidade, foi aplicado um questionário junto aos clientes do agronegócio, que serviu para validar, não só a necessidade de um local que concentre e articule a prestação de serviços do meio rural, como análise de água e solo, orientações e recomendações de plantio e técnicas de manejo para as culturas pujantes da região, como ajudou a mapear as principais necessidades do setor.
Foram identificadas dificuldades em áreas como: mão de obra, assistência técnica, análise contínua do solo, acesso e disponibilidade dos produtores e capacitações especificas.
No geral, entende-se que o Cerena – Centro de Referência de Recursos Naturais do Agronegócio venha para atender essa demanda, integrando os prestadores de serviços com os demandantes da Região. Na ocasião foi apresentado a importância do ELI, tendo a explicação da contribuição dos diferentes setores na construção e colaboração dessas possíveis soluções para o agronegócio, as cadeias produtivas que participaram foram: bovinocultura de leite, de corte, fruticultura, apicultura, ovinocultura.
Ao final, os participantes agradeceram a iniciativa e o convite do Sebrae/CE e se mostraram dispostos e comprometidos quanto à viabilidade de implantação do Centro de Referência, apostando na grande diferença que ele fará para o desenvolvimento da Região Centro Sul.
O próximo passo definido será articular, com os parceiros, instituições de ensino e centros de pesquisas, quais os serviços que cada ente poderá prestar no Cerena, firmando os termos de cooperação técnica e tornando pública essa iniciativa para a sociedade.