Empreendedores de todas as regiões do estado estiveram reunidos, simultaneamente, nos onze escritórios regionais do Sebrae/CE participando do Seminário Economia Pós-Pandemia. O evento, realizado em parceria com Banco do Brasil, faz parte do programa Jornada do Crédito, ação do Sebrae/CE, em conjunto com o Governo do Ceará e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
Para o analista da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE, Silvio Moreira, o encontro foi uma oportunidade de trazer para os empreendedores das diversas regiões do estado informações qualificadas sobre o cenário e as perspectivas da economia, bem como os seus impactos na realidade dos negócios.
“O grande diferencial deste seminário é que, além de ouvirmos a apresentação de um especialista na área, que trouxe uma análise criteriosa dos desafios e oportunidades da economia mundial, brasileira e cearense, ainda tivemos a oportunidade de aprofundar o debate com os empreendedores de cada uma das onze regiões do Ceará onde o Sebrae tem escritório regional”.
Já o superintendente estadual do Banco do Brasil, Allan Trancoso, também destacou a importância de promover esta conexão entre as informações do cenário econômico global, as diferentes realidades locais e como o banco pode contribuir com os empreendedores nestes territórios. “Hoje mais da metade de todos os financiamentos concedidos pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) no Estado foram via Banco do Brasil. Temos 165 agencias em todo o Ceará de portas abertas para atender os pequenos negócios”.
Palestra
O Seminário Economia Pós Pandemia contou com a palestra do economista-chefe do Banco do Brasil e mestre em Economia, Marcelo Rebelo Lopes, que fez uma análise da situação atual e das perspectivas econômicas no Mundo, no Brasil e no Ceará.
Para o especialista, a economia mundial deve ser marcada por um cenário momentâneo de desaceleração. Em contrapartida, o economista projeta um crescimento da economia brasileira e da geração de empregos no país, puxados principalmente pelo processo de retomada do setor de Serviços.
Marcelo disse ainda que o grande desafio da economia do Brasil será tentar reduzir a inflação para se alcançar um desenvolvimento sustentável nos próximos anos.
Sobre a economia cearense, ele afirmou que o estado possui um crescimento acima da média nacional, destacando em especial o desempenho do comércio varejista e do setor de Serviços, que até o momento ocupa o segundo lugar do Brasil em crescimento acumulado.
O economista-chefe do Banco do Brasil pontuou ainda que o Ceará possui grandes oportunidades de desenvolvimento, principalmente em função da localização privilegiada e de um potencial para maior exploração portuária. Já como os principais desafios da economia cearense, segundo ele, estão a alta informalidade e baixo rendimento dos trabalhadores.
A integra da apresentação do economista está disponível no Canal do Sebrae no YouTube.
Jornada do Crédito
O programa é uma parceria entre o Sebrae/CE, Governo do Estado e Adece que busca orientar e capacitar os empreendedores cearenses para a tomada de decisões mais assertivas na obtenção de crédito de forma organizada e contribuir para melhoria da gestão financeira destes negócios.
Podem participar da Jornada de Crédito, Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) de todo o estado. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no endereço eletrônico https://lp.sebraeceara.com.br/jornada-do-credito.
Serviço
Onde assistir: Canal do Sebrae no YouTube
-
-
-