ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE marca presença na BTM – Brazil Travel Market 2024, em Fortaleza

A Rodada de Experiências, também realizada durante a BTM, destacou os atrativos das seis rotas cearenses
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Com dois estandes cheios de inovações, onde foram exibidas as atrações como as rotas turísticas cearenses: como a do Café Verde, Mirantes da Ibiapaba, das Falésias, das Emoções, do Cariri e Rota Costa dos Ventos, desenvolvidas pelo Sebrae/CE e parceiros, a instituição marcou presença na décima terceira edição do BTM 2024 contando ainda com um espaço extra, adquirido pela Campanha “Encanta Canoa” e usado para difundir as belezas do Litoral Leste.

Reunindo cinco mil profissionais de Turismo no Centro de Eventos do Ceará, 200 agentes na Rodada de Negócios e 192 expositores, dentre os quais o Sebrae/CE, o evento, cujo propósito é fomentar a integração do setor de turismo, bem como capacitar e apresentar novos produtos ao mercado, reuniu , nos dias 23 e 24, as principais lideranças do setor no brasileiro. Durante a Rodada, 200 participantes assistiram às exposições das atrações das rotas cearenses.

Com a participação do Ministério do Turismo (MTur), a programação incluiu o I Seminário Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo e a Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regional (IGRs). Essas iniciativas visam fortalecer a regionalização e o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil. O Seminário Nacional fortalece a colaboração entre os diferentes níveis de governo, com ênfase na implementação da Política Pública de Turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).

NOVA LEI GERAL

Tiveram destaque no evento A Nova Lei Geral do Turismo e o Plano Nacional do Turismo 2024-2027, que visam promover o desenvolvimento econômico e social das regiões turísticas brasileiras,. A abertura do Programa de Regionalização na plataforma Transfere Gov foi anunciada como um passo estratégico para permitir que os estados apresentem suas propostas de desenvolvimento turístico, transferindo um repasse direto de recursos aos IGRs a partir de 2025.

RODADA DE EXPERIÊNCIAS

A Rodada de Experiências, também realizada durante a BTM, destacou iniciativas de diversos estados. Com palestras e uma vitrine de produtos regionais, o momento proporcionou um espaço de troca de conhecimentos e fortalecimento das políticas de regionalização. A Secretaria Nacional reforçou o papel dos IGRs como peças fundamentais na construção de um turismo regionalizado e fortalecido, ressaltando o compromisso do MTur em manter a proximidade com os gestores estaduais e regionais para o desenvolvimento do setor.