Barqueiros, pescadores e agricultores do município de Orós tiveram a oportunidade de participar de um encontro que trouxe orientações para melhorar a organização e a gestão dos seus negócios. A ação é fruto da parceria entre o Sebrae Regional Centro Sul e a Prefeitura de Orós, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura e Eventos e de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos.
De acordo com a articuladora regional do Sebrae/CE, Neyla Primo, além de promover o fortalecimento do associativismo e cooperativismo dos empreendedores de Orós, a iniciativa está conectada com o processo de estruturação dos atrativos turísticos que integram a Rota das Tradições.
“O Açude Orós é um grande atrativo do município e com essa ação queremos qualificar os barqueiros que atuam naquele espaço para que eles possam estar melhor preparados para receber os visitantes como toda segurança, além de estarem organizado por meio da associação, que está passando por um processo de revitalização”, destaca Neyla.
Para a Prefeitura Municipal de Orós, a ação também reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da economia local e a valorização dos trabalhadores do campo e das águas.
Rota das Tradições
O roteiro turístico, que reúne os atrativos e equipamentos turísticos dos municípios de Icó, Iguatu, Jucás e Orós, foi pensado para celebrar as riquezas culturais e históricas da região, além de valorizar a autenticidade das tradições, do artesanato, da culinária e dos saberes populares locais.
A nova rota é fruto do trabalho e articulação do Sebrae/CE, em parceria com empreendedores, poder público e lideranças dos quatro municípios do Centro Sul cearense, com o objetivo de promover o fortalecimento das atividades que integram a cadeia produtiva do turismo no território.