ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE e Junta Comercial discutem calendário de encontros do subcomitê estadual da Redesim no Ceará

A iniciativa visa aprofundar as ações em torno da melhoria do ambiente de negócios nos municípios cearenses
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, e o presidente da Junta Comercial do Ceará (Jucec), Eduardo Jereissati, se reuniram nesta terça-feira (13) para discutir a elaboração de um calendário de encontros do Subcomitê Estadual da Redesim no Ceará para o ano de 2025. A rede, formada por representantes do setor público e de entidades profissionais, visa contribuir para o processo de simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresas no estado.

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a retomada das atividades do fórum é fundamental para o processo de melhoria do ambiente de negócios nos municípios cearenses. “A RedeSim já cumpriu um importante papel no processo de integração dos órgãos de registro e licenciamento que, sob comando da Jucec, trouxe mais agilidade no tempo de abertura de empresas no estado, mas precisamos seguir avançado neste trabalho para garantir a melhoria do ambiente de negócios chegue a todos os municípios cearenses”.

Cartaxo também falou ainda das ações que o Sebrae/CE vem desenvolvendo como a implantação do programa Cidade Empreendedora nos municípios cearenses e dos encontros realizados com prefeitos e gestores públicos em todas as regiões do estado para discutir ações e políticas públicas em prol do empreendedorismo e do fortalecimento das economias locais.

O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati também destacou a importância do Subcomitê para o crescimento da economia cearense, pelo seu papel mobilizador junto às diversas instituições que atuam no processo de abertura e fechamento de empresas. Ele ressaltou ainda a contribuição do Sebrae como articulador e incentivador destas ações de melhoria do ambiente empreendedor nos municípios.

Além de Cartaxo e Jereissati, também participaram do encontro a articuladora da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas do Sebrae/CE, Wilma Almeida e da chefe de gabinete da Jucec, Jamila Simões.

Redesim CE

É uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

No Ceará, a atuação do Subcomitê para a articulação e implantação da rede permitiu a diminuição do tempo de abertura de empresas para menos de um dia (20 horas), segundo dados de abril do Governo Federal. Em todo o país, o tempo médio para a abertura de empresas é de 1 dia e 4 horas.

Empresa Mais Simples

No Ceará, a Junta Comercial lançou em 2024 a plataforma Empresa Mais Simples com o objetivo de simplificar o processo de constituição de empresas, o sistema conta com a adesão de todos os órgãos licenciadores e tributários, estaduais e municipais. Ao todo, 34 municípios já adequaram seus sistemas para a utilização da plataforma.

Com a adesão, o processo completo de abertura, formalização e licenciamento de empresas individuais e de sociedades empresariais limitadas de baixo risco passa a ocorrer de forma automática, o que reduz o tempo de constituição de empresas para cinco minutos, com recepção e compartilhamento de dados entre os órgãos partícipes, de forma ágil e segura, por meio do Portal de Serviços da Jucec.

Abertura de empresas pelo WhatsApp  

O Empresa + Simples também está disponível no WhatsApp, por meio do Abre no Zap. A ferramenta, lançada em abril deste ano de forma pioneira no país, torna ainda mais acessível a abertura de empresas no Ceará, permitindo que o procedimento seja feito pelo aplicativo de mensagens instantâneas. Para os municípios já integrados ao programa, é possível obter a formalização completa do negócio, para empresas de baixo risco.

O Abre no Zap pode ser acessado por meio do número (85) 3108-2920. O cidadão deve possuir conta Gov.br, como já acontece no Portal de Serviços, para assinar o contrato social. O fluxo de abertura de empresas possui linguagem simples e ocorre por meio de uma conversa entre o cidadão e um bot, que fará perguntas para guiar o empreendedor até a conclusão do procedimento.