
O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo e a articuladora estadual de Economia Criativa da instituição, Cattleya Guedes se reuniram na última quarta-feira (7) com Roger Pires, presidente da Ceará Audiovisual Independente (CEAVI), entidade que representa os produtores audiovisuais cearenses. Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de parceria visando a qualificação dos empreendedores da cadeia produtiva do setor audiovisual do estado.
A ideia é preparar estes negócios para as oportunidades que serão geradas a partir da recente criação da Empresa Cearense de Audiovisual (ECAV), empresa pública do Governo do Ceará, que tem o com o objetivo de promover, fomentar e articular o setor audiovisual do estado. Com a criação da nova empresa estadual, este segmento econômico, que integra cinema, games e outras produções, passa a ter um braço institucional que atuará com foco em políticas públicas, investimentos, formação de profissionais e conexão com mercados nacionais e internacionais.
Para Joaquim Cartaxo, a criação da ECAV representa um ganho significativo para esta cadeia produtiva, por isso é necessário que os pequenos negócios estejam preparados, principalmente na área da gestão, para atenderem as expectativas do mercado. Segundo ele, essa união entre a melhoria da gestão e a abertura de novos mercados é fundamental para garantir a sustentabilidade econômica das empresas.
O superintendente destacou ainda o trabalho que o Sebrae vem realizando na área da economia criativa em todo o país, em especial no Ceará, como o apoio às rodadas de negócios que aconteceram durante o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), evento promovido em dezembro, em Fortaleza, pelo Ministério da Cultura e Governo do Ceará.
Assim como Cartaxo, Cattleya Guedes colocou o Sebrae à disposição do CEAVI e dos empreendedores cearenses para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o crescimento e fortalecimento do setor audiovisual no estado.
