ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE apresenta resultados dos 20 anos de ação na Rota das Emoções

As ações realizadas vêm contribuindo para o desenvolvimento do território, geração de negócios e crescimento da atividade turística nos destinos integrantes do roteiro
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O Sebrae/CE promoveu nesta terça-feira (13) o Conecta Rota das Emoções, evento para apresentar os resultados dos 20 anos de atuação da instituição no território do roteiro interestadual e as ações para os próximos anos. O evento, realizado no Aloha Palace Hotel, em Jijoca de Jericoacoara, reuniu empreendedores, gestores públicos e lideranças do segmento do turismo dos três estados nordestinos.

Desde 2005, quando foi criada a partir do acordo de cooperação técnica para a Roteirização com Ministério do Turismo, a Rota das Emoções passou por diversas ações e projetos protagonizados pelo Sebrae, que contribuíram para o desenvolvimento do território, geração de negócios e crescimento da atividade turística nos destinos integrantes.

De 2008 a 2022, o número de agências de viagem no território passou de 68 para 1097, crescimento similar ao de restaurantes, que saltou de 92 para 1129. Já os alojamentos disponíveis saíram de 172 para 1072, numa demonstração de forte crescimento da atividade empreendedora.

Hoje, o território conta com um total de 9.789 empresas ativas com atividade principal ou secundária relacionada com o turismo, número que representa 34,5% do universo total de empresas dos municípios integrantes do roteiro. O setor também é responsável pela geração de mais de 8 mil empregos formais no território.

Já em relação aos avanços sociais, os impactos da Rota das Emoções contribuíram para o aumento da qualidade de vida no território. Nos últimos 10 anos, houve um crescimento de pelo menos 50% do Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) em cada um dos municípios que integra o roteiro.

De acordo com a coordenadora regional da Rota das Emoções, Suilany Teixeira, os resultados mostram que o trabalho desenvolvido pelo Sebrae em parceria com os empreendedores e gestores públicos vem mudando a realidade econômica e social dos 14 municípios do Ceará, Piauí e Maranhão. “É um trabalho que muito nos orgulha pelos impactos positivos gerados no território e pela transformação na vida das pessoas beneficiadas”.

Segundo ela, somente em 2024, o Sebrae investiu mais de R$ 4 milhões em ações no território do roteiro, que se reverterem em cerca de R$ 83 milhões em negócios gerados no último ano, resultado que representa um incremento de 14% em relação a 2023.

A coordenadora destaca ainda que apesar de todas as conquistas nestes 20 anos, a ação do Sebrae na Rota das Emoções segue a cada ano trazendo novidades, como o Conexão Transformadora, iniciativa que será implementada a partir deste ano e que tem o objetivo de contribuir com ampliação da transformação do território da Rota das Emoções, promovendo o desenvolvimento e economia sustentáveis, incorporando novas qualificações, inovações, melhorias em processos e serviços, tendências do mercado e novas experiências turísticas.

Conecta Rota das Emoções

Além da apresentação dos resultados e da nova linha de atuação do Sebrae, o Conecta Rota das Emoções trouxe ainda a apresentação da Instância de Governança Regional da Rota das Emoções, o painel “Como ter um destino sustentável e seguro é pressuposto para competitividade de roteiro”, com os especialistas em turismo e sustentabilidade Bruno Leite e Alexandre Garrido e o lançamento do programa de sustentabilidade na Rota das Emoções.