ASN CE Atualização
Compartilhe

Pequenos negócios foram responsáveis pela geração de cerca de 90% dos empregos do Ceará em 2023

É o que aponta o estudo do Sebrae feito a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) fecharam o ano de 2023 com um saldo positivo de 47.593 empregos formais criados no território cearense. O número, que corresponde a 88,21% dos 53.954 postos de trabalho criados no estado no período de janeiro a dezembro do ano passado, reforça o papel dos pequenos negócios como motores da economia do Ceará.

Essas informações fazem parte de estudo feito pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o estudo, a maioria dos empregos gerados pelas MPEs cearenses em 2023 veio do setor de Serviços, com 20.752 postos de trabalho formais criados.

Em seguida aparecem como principais geradores de emprego no estado, os setores do Comércio, com 10.628 contratações, a Construção, com 10.604 vagas e a Indústria da Transformação, com 4.086 empregos com carteira assinada criados no período de janeiro a dezembro do ano passado.

O estudo identificou ainda as principais atividades geradoras de emprego em território cearense. Entre as vagas geradas pelas MPEs, destaca-se a atividade de “Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios − hipermercados e supermercados” – com 4.177 empregos criados em 2023.

Entre as MPEs cearenses, também aparecem entre as 10 atividades econômicas que mais contribuíram para a criação de postos de trabalho em 2023, os segmentos de “Construção de Edifícios” ( 3.918 vagas), “Serviços combinados de escritório e apoio administrativo” ( 3.121 vagas) e “Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas” ( 2.312 vagas).

Brasil

Foto: Luís Tajes/ASN

No acumulado do ano, o Brasil alcançou um saldo de 1,48 milhão de novas contratações, o que resultou no menor patamar de desemprego registrado desde 2014. Desse total, as MPE criaram 1,18 milhão de empregos (80,1%) e as médias e grandes empresas responderam por 209,99 mil vagas, o equivalente a 14,2% do total.

Assim como no Ceará, o setor de Serviços liderou a criação de empregos no país. Entre as MPE, foram 631 mil novas vagas. Outros setores como Comércio (263,25 mil) e Construção (180,52 mil) se destacaram entre as micro e pequenas empresas, sendo que nenhum dos setores ficou com saldo negativo entre janeiro e dezembro.

Entre as atividades econômicas, o destaque no ano passado foi para “Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas” (responsável por 69 mil contratações), “Construção de edifícios” (com 58,1 mil vagas) e “Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados” (com 47,9 mil vagas).