ASN CE Atualização
Compartilhe

Participantes da ICID 2025 visitam casos de sucesso do Sebrae em Quixeramobim

A missão técnica tinha o objetivo de apresentar experiências de desenvolvimento sustentável e convivência com o semiárido na produção agropecuária e no artesanato
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe
Visita ao laticínio Terra Conquistada

Um grupo de participantes da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, realizada em Fortaleza de 15 a 19 de novembro, teve a oportunidade de conhecer experiências empreendedoras de sucesso, apoiadas pelo Sebrae/CE, no município de Quixadá. Promovidas pelo Sebrae/CE, com o apoio da organização da ICID, a visita técnica realizada na última sexta-feira (19) tinha o objetivo de apresentar experiências de convivência com o semiárido na produção agropecuária e no artesanato.

Acompanhados pelo superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo e pelo articulador da instituição na região do Sertão Central, o grupo visitou primeiro o Laticínio Terra Conquistada, que beneficiam produtores rurais de 14 assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na região do Sertão Central.

O grupo conheceu o processo de produção e beneficiamento do leite realizado pela cooperativa de assentados rurais

Com o apoio do Sebrae, foram desenvolvidas ações de melhoria da qualidade no processo de produção, desenvolvimento da marca Terra Conquistada e ações de comercialização. Atualmente o laticínio beneficia cerca de 8 mil Litros de leite/dia com a produção de leite pasteurizado que atendem o Programa de Nacional de Alimentação Escolar de Quixeramobim e o Leite Pasteurizado do PAA – Leite, distribuídos nos municípios da região.

O laticínio também fabrica atualmente outros produtos lácteos como: Queijo coalho, requeijão cremoso, requeijão culinário e nata que são comercializados em supermercados da região do Sertão Central, na rede SESC e SENAC e para outros compradores.

Na visita ao mestre Antônio Rabelo, o grupo conheceu o processo de produção de joias utilizando elementos naturais da Caatinga

Em seguida, o grupo da ICID visitou o museu orgânico do mestre Antônio Rabelo, designer de joias nacionalmente conhecido que produz peças artesanais utilizando elementos da cultura sertaneja como espinhos de mandacaru e cactos, além de pedras preciosas encontradas na região como turmalina, água-marinha e citrino.

Durante a visita, o grupo pode conhecer a história de vida do artesão, além de saber mais sobre o processo que vai desde a extração das pedras, passando pela lapidação, até a completa confecção da Joia, onde foram apresentados também às invenções utilizadas por Rabelo no processo de produção.

Visita à Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará

Ainda em Quixeramobim, os participantes da ICID 2025 também visitaram a Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (RECE), da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O espaço tem a missão de preservar, pesquisar, documentar e comunicar a memória de Antônio Conselheiro, além de ser um espaço de fomento e fortalecimento da cultura no Sertão Central.

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, esse foi um momento rico onde os participantes da ICID que vieram de outros estados puderam conhecer de perto experiências do Ceará, que mostram que com o apoio certo é possível desenvolver uma convivência socialmente justa e ambientalmente sustentável, apesar das adversidades climáticas. “Quisemos mostrar um pouco do trabalho do Sebrae/CE, com esses dois casos de sucesso que fazem a diferença em suas comunidades em Quixeramobim”.

Desenvolvimento Sustentável

O superintendente do Sebrae/CE também foi um dos palestrantes da ICID 2025

Cartaxo também foi um dos palestrantes da programação técnica da ICID, onde participou do painel que discutiu as perspectivas sobre o desenvolvimento sustentável no Nordeste brasileiro, com foco na integração da governança, da avaliação de políticas públicas e das estratégias regionais. O painel também contou com a participação do economista e consultor do Ministério da Educação, Célio Fernando Bezerra Melo e de Marilia Magalhaes, analista sênior de pesquisa da Unidade de Recursos Naturais e Resiliência do International Food Policy Research Institute (IFRI).

Em sua apresentação, Cartaxo, falou da força econômica dos pequenos negócios no território Nordestino, os impactos do processo de desertificação neste segmento e apresentou alguns exemplos de ações desenvolvidas pelo Sebrae/CE para apoiar este público nas áreas da sustentabilidade ambiental e na convivência com o semiárido.

ICID

A ICID 2025 reuniu autoridades e especialistas nacionais e internacionais para discutir os impactos climáticos nas terras secas globais

A 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025) tinha o objetivo de fortalecer e ampliar as discussões sobre os impactos das mudanças climáticas no desenvolvimento sustentável das terras secas globais no âmbito da COP 30 da UNFCCC.

A ICID 2025 foi promovida pelo do Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Consórcio Nordeste, Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e coordenação executiva do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

O evento também teve o apoio de instituições como Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), Embrapa, Embaixada da França no Brasil e Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres (Cemaden), além de patrocínio da FIEC e do Sebrae.