ASN CE
Compartilhe

Movimentação do Porto de Fortaleza cresceu 55, 8% em fevereiro

Levando em consideração os portos brasileiros, o fluxo foi de 12,4 milhões de toneladas de contêineres,
Por Agência Nacional Transporte Aquaviários
ASN CE
Compartilhe

-

Mucuripe Porto Igor Machado

A movimentação de cargas do Porto de Fortaleza, ou do Porto do Mucuripe, cresceu 55,8% em fevereiro de 2025, período em que registrou 400 mil toneladas. Os dados fazem parte do relatório divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Levando em consideração os portos brasileiros, o fluxo foi de 12,4 milhões de toneladas de contêineres, o melhor já registrado no mês. O valor representa crescimento de 9,26% em relação ao igual período de 2024.

Cerca de 70% da carga, equivalente a 8,6 milhões de toneladas, foi transportada em longo curso. Outros 30% (3,7 milhões) seguiram por cabotagem. Além disso, a carga geral operou 5,1 milhões de toneladas, com alta de 6,54% na comparação com fevereiro do ano anterior. Nos portos públicos, a movimentação foi de 35,5 milhões de toneladas de cargas, o que representa uma oscilação inferior de 0,48%. Já nos terminais privados, a movimentação foi 7,18% inferior aos dados apurados em fevereiro de 2024. O setor movimentou 61,6 milhões de toneladas de cargas.

Entre os produtos, os destaques do mês ficaram com milho, bauxita e fertilizantes, que tiveram altas expressivas no período. Com elevação de 41,5% no segundo mês do ano, o milho apresentou o melhor resultado. Foram 1,2 milhão de toneladas do produto escoados pelos complexos portuários. Bauxita, com 2,7 milhões de toneladas transportadas e crescimento de 13,09%, e fertilizantes, com movimentação de 3,2 milhões de toneladas e variação positiva de 13,05%, fecharam a lista dos três itens mais movimentados em fevereiro.

Para ampliar o escoamento dos produtos brasileiros nos portos brasileiras, nos próximos dois anos, o país vai leiloar 44 terminais nos principais portos brasileiros. Com investimento da ordem de R$ 15,4 bilhões, que vai gerar desenvolvimento econômico e social, prevê o Governo Federal.

-

-

-

-