ASN CE Atualização
Compartilhe

Missão à Portugal ajuda a fortalecer negócios liderados por mulheres do Ceará

As empreendedoras cearenses tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre internacionalização de negócios, além de estabelecerem contatos com empreendedoras de outros países
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Com uma programação intensa de atividades, um grupo de 12 empreendedoras cearenses participou de uma missão técnica à Portugal com foco na internacionalização dos negócios liderados por mulheres, promovida pelo Sebrae/CE. Durante cinco dias, elas tiveram a oportunidade de participar de capacitações, palestras com especialistas em internacionalização e encontros de negócios com empresárias de outros países e com representantes da Embaixada Brasileira em Portugal e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). As empreendedoras também puderam participar do 3º Congresso Global das Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa (Conecte-se 2024), evento organizado pelo Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa (CMNPT), que reuniu empreendedoras e lideranças de diversos países, em Lisboa.

A missão cearenses contou com empreendedoras selecionadas por meio do edital Elas Globais do Sebrae/CE

A missão técnica foi liderada pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) e vice-presidente da Fecomércio, Cid Alves e também foi acompanhada pela articuladora da Escola de Negócios do Sebrae/CE e gestora estadual do programa Sebrae Delas, Monica Arruda. Todas as empreendedoras participantes foram selecionadas por meio do Edital Elas Globais, iniciativa do Sebrae/CE. Lançado em novembro de 2023, o edital contou com quatro etapas seletivas realizadas, nas quais concorreram mais de 100 empreendedoras inscritas. Antes da missão, todas participantes receberam capacitações e consultorias com o objetivo de preparar suas empresas para a inserção no mercado exportador.

Everton Fernandes (1º tesoureiro da Fecomércio), Marta Campelo (Consultora). Mônica Arruda (gestora do Sebrae/CE) e Cid Alves ( Presidente do CDE do Sebrae/CE)

Para Cid Alves, a missão deve trazer muitos frutos para as empreendedoras participantes e também para a economia do Ceará. “Acredito que as empreendedoras que vieram para a missão, devidamente orientadas, vão conseguir faturar bastante com exportações e assim, também, levar o nome do Ceará para fora”. O presidente do CDE aproveitou também para parabenizar o Sebrae/CE pela ação. “O Sebrae Ceará está de parabéns, pois essa é uma ação que qualificou as empreendedoras cearenses dos setores econômicos do Comércio, da Indústria e da Agricultura. Juntou a vontade delas de crescer com a nossa de apoiar. Uma combinação perfeita e um crescimento certo”, pontua.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual fez questão de destacar ainda o trabalho da gestora do Sebrae/CE, Mônica Arruda no acompanhando e apoio às empreendedoras participantes da missão e a receptividade da presidente do Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, Rijarda Aristóteles, assim como das demais integrantes do clube em Portugal, com o grupo cearense.

A articuladora do Sebrae/CE, Mônica Arruda, também acredita que a missão técnica conseguiu cumprir seus objetivos. “A missão oportunizou a experiência internacional às empresárias cearenses, além de uma rica oportunidade de network qualificado, onde foram gerados contatos e negócios”. Outro ponto alto, destacado por ela, foi a rica programação das visitas técnicas e encontros realizados, do Congresso Conecte-se que trouxe temáticas sobre liderança feminina, negócios internacionais e oportunidades para internacionalização.

Programação

Empreendedoras cearenses participam de imersão em internacionalização dos negócios

Nesta segunda-feira (11), as empreendedoras cearenses participaram de uma imersão com especialistas sobre internacionalização de negócios. Além de saber como vender para as empresas de Portugal e da Europa, o grupo também recebeu orientações sobre opções de investimentos em negócios naquele país.

Como parte da programação, as cearenses também participaram da programação técnica do Conecte-se 2024, de encontros na Embaixada de Portugal no Brasil, visitas técnicas a empresas portuguesas com soluções inovadoras e sustentáveis, encontros de negócio com empreendedoras de outros países, além de reuniões com embaixadoras do Clube de Mulheres de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa.

Elas também participaram da Mostra “Empreendedoras Criativas Conecte-se 2024”, onde as empreendedoras participantes da missão tiveram a oportunidade de expor seus produtos e serviços para o público presente no 3º Congresso Global das Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa;

Reunião com representantes do Sebrae/CE, Fecomércio e Gestão do CMNPT

Durante a missão técnica, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves, juntamente com Monica Arruda e com o primeiro tesoureiro da Fecomércio Ceará, Francisco Everton da Silva, se reuniram com representantes da gestão do CMNPT para discutir os resultados da missão e os próximos passos da parceria entre Sebrae/CE e o Clube.

Presidente do CDE, Cid Alves, fala durante homenagem ao Sebrae/CE

Cid Alves também recebeu, em nome do Sebrae/CE, o troféu “Mulheres Voam”, comenda concedida em primeira edição pelo Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa. A homenagem reconhece o trabalho do Sebrae/CE em prol do fortalecimento do empreendedorismo feminino e da internacionalização dos negócios liderados por mulheres.

-