ASN CE Atualização
Compartilhe

Lançado o projeto de desenvolvimento turístico de Iguatu e Região Centro Sul

O Projeto vai integrar os municípios de Iguatu, Icó, Jucás e Orós.
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O projeto vai funcionar de forma consorciada e voltada para o desenvolvimento integrado dos quatro municípios da Região Centro-Sul do Estado. A nova metodologia, baseada em estudos com foco na interação turística e econômica local, mapeou atrativos e potencialidades dos municípios de Jucás, Iguatu, Orós e Icó. A conclusão definiu que o perfil dos municípios era, não só importante para a economia regional, como complementares, o que assegurou a possibilidade de um trabalho conjunto de cooperação.

A partir dessa conclusão, a gerente do Escritório Regional do Sebrae, Neyla Primo, iniciou as ações de conscientização de gestores e lideranças. O resultado das várias reuniões foi concretizado com a criação do consórcio que pode, não só consolidar o crescimento regional, como servir de inspiração para outros municípios que venham a se reunir em uma parceria equivalente, a partir dos seus perfis turísticos e econômicos.

A base do consórcio tem, como foco, os atrativos turísticos diversos existentes em cada município. O Turismo histórico de Icó, com seus casarios antigos e preservados e que é, na verdade, formado pelo perímetro urbano planejado por Portugal, na primeira metade do século XVII. Um projeto urbanístico único, com ruas bem traçadas e retas (delimitando quadras relativamente uniformes), praças bastante amplas, prédios públicos. O sítio nuclear situa-se entre as atuais ruas: 7 de Setembro, Ilídio Sampaio e Benjamin Constant, fechando-se ao lado leste com a praça principal.

Já em Jucás o atrativo é, principalmente, o turismo religioso em torno da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. Na cidade, o projeto irá englobar todos os segmentos necessários para o desenvolvimento do turismo local. Em Orós, o foco são os esportes naúticos a partir do Açude Orós- ou Açude Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira- que está localizado no leito do rio Jaguaribe e cuja história remonta à época do Brasil Império, quando várias secas se sucederam, dizimando um número grande de pessoas e animais, até que surgiu, como solução, o represamento do rio Jaguaribe, numa forma de fazê-lo perene. Foi construído pelo DNOCS, tendo suas obras concluídas em 1961

Em Iguatu, principal polo econômico da Região, são vários os chamarizes turísticos como o Centro de Lazer Celso Montenegro – 7 de setembro, inúmeras praças, Ponte Demócrito Rocha, Ponte Metálica (Trem), Complexo Turístico do Trussu, Alto do Juca, Ilha da Amizade, Igreja e Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Igreja Matriz de Senhora Santana (antiga Sé Catedral), e lagoas como as do Baú, Bastiana, da Telha, do Barro Alto, do Saco, Riacho Antônio e o Rio Jaguaribe.

O projeto de desenvolvimento do turismo da Região Centro Sul traz, como diferencial, a integração dos projetos Cidade Empreendedora, Polo de Liderança e Selo Empresarial de Qualidade. A junção dessas ações foi planejada, estrategicamente, para impulsionar o impacto de desenvolvimento territorial e contribuir para o desenvolvimento das atividades ligadas à cadeia produtiva do turismo na Região. Para o Prefeito Ednaldo Lavor, é importante defender a integração dos municípios para que o desenvolvimento aconteça em todos os lados. “Iguatu tem grande potencial de desenvolvimento, assim como os demais municípios. E é importante ressaltar que nada se desenvolve sozinho”, reforça.

Para a gestora do Escritório Regional do Sebrae no Centro Sul, a iniciativa vai assegurar a promoção e definição da rota turística Centro Sul. “Além disso, vai assegurar a melhora da competitividade das empresas dos municípios envolvidos, a partir da integração das ações entre Sebrae, Empreendedores e Gestão Pública dos quatro municípios”, resume.

  • Desenvolvimento
  • Municípios consorciados
  • Turismo