
A cidade de Tianguá, na região da Ibiapaba, recebeu nesta quinta-feira (8) a última edição do ciclo de Encontros de Prefeitos e Gestores Públicos promovido pelo Sebrae/CE, com o objetivo de apresentar diretrizes e iniciativas voltadas para a transformação dos municípios e territórios cearenses. A iniciativa percorreu o estado do Ceará, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, técnicos e lideranças dos municípios em todos os territórios onde a instituição possui Unidades Regionais.
Nestes encontros, os gestores públicos eleitos ou reeleitos em 2024 e que tomaram posse em 2025, bem como suas equipes das administrações municipais e as lideranças locais puderam ter acesso a informações sobre a estratégia de atuação do Sebrae/CE no apoio aos pequenos negócios e a importância das políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social dos municípios cearenses.
Em Tianguá, o encontro contou com as presenças do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, do articulador regional, Francisco Magalhães, do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), Inácio Parente e dos prefeitos de Carnaubal, José Weliton, de Ibiapina, Marco Lima, de Pacujá, Pedro Alan, de São Benedito, Saul Maciel e o prefeito de Viçosa do Ceará, Eurico Arruda, que abriu o encontro em nome dos prefeitos e gestores da região.

Iniciando as apresentações do dia, Joaquim Cartaxo destacou a importância dos pequenos negócios para a economia dos municípios e o papel das administrações municipais para o fortalecimento deste segmento. “Os pequenos negócios representam mais de 98% das empresas formalizadas na região da Ibiapaba e por isso precisam de uma atenção especial dos gestores públicos municipais”.
Cartaxo também falou sobre a contribuição do Sebrae/CE para o desenvolvimento dos territórios cearenses, a partir dos pequenos negócios e apresentou a estratégia de atuação da instituição ancorada em programas como o LIDER- Lideranças para o Desenvolvimento Regional, Cidade Empreendedora, Educação Empreendedora, Redes de Inovação e a implantação de Salas de Empreendedor, em parceria com as administrações municipais.

Ele ainda aproveitou para parabenizar os gestores públicos e os empreendedores da Ibiapaba pela forte parceria com o Sebrae/CE, o que vem se revertendo em resultados expressivos como o destaque nacional da região na premiação das Salas do Empreendedor. “Esses resultados só são possíveis porque contamos com a parceria de vocês”.
Em seguida, o articulador do Sebrae Regional Ibiapaba, Francisco Magalhães, falou sobre a atuação da instituição na região, destacando ações e resultados obtidos. Dando sequência à programação, foi realizada a posse da nova presidente da Agência de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba, Lucileide Lourenço. A criação da agência é um dos frutos do programa LIDER na região, assim como a elaboração da Agenda de Desenvolvimento do território.
Dando seguimento às apresentações, a articuladora da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas do Sebrae/CE, Wilma Ferreira, falou sobre as ações de melhoria do “Ambiente de Negócios”, uma das frentes de atuação da instituição que tem como foco tornar o Ceará um estado cada vez mais empreendedor.
Ela falou também sobre projetos na área de políticas públicas como o Guia Prefeitura Empreendedora, uma ferramenta essencial para orientar os gestores na implantação de boas práticas que impulsionam o empreendedorismo local e facilitam a vida dos pequenos negócios.
Salas do Empreendedor
Ainda como parte da programação do Encontro de Prefeitos e Gestores, o analista da Unidade de Gestão do Cliente do Sebrae/CE, Gerd Müller, falou sobre a parceria com as administrações municipais para a implantação de Salas do Empreendedor.
Além disso, também foi realizada a entrega do Selo Sebrae de Referência em Atendimento para as Salas da região que se destacaram durante o ano de 2024. Todas as 14 Salas do Empreendedor da Ibiapaba foram contempladas com o Selo Ouro pela qualidade dos serviços prestados aos empreendedores locais.

Foram elas, as Salas dos municípios de Carnaubal, Croatá, Frecheirinha, Graça, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Ipueiras, Mucambo, Pires Ferreira, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. Destas, 11 conquistaram o Selo Diamante, concedido pelo Sebrae Nacional aos espaços de atendimento do empreendedor de todo o país que conseguiram atingir 100% em todos os critérios avaliados.
O resultado colocou a região como a primeira do Brasil neste quesito e contribuiu para que o Ceará fosse o primeiro estado do país em número de Salas do Empreendedor com Selo Diamante, com 30 Salas entre 105 premiadas em todo o território brasileiro.
As Salas do Empreendedor são equipamentos que fazem parte de uma rede parceira de relacionamento e atendimento do Sebrae em todo o país, que estão instaladas nos municípios, com o apoio das Prefeituras Municipais ou de instituições parceiras.
Estes espaços reúnem em um único lugar diversos serviços para facilitar a vida do empreendedor, além de atuarem na conexão entre as demandas dos empreendedores locais e as capacitações e serviços ofertados pelo Sebrae/CE e outros parceiros que atuam no apoio aos pequenos negócios.