ASN CE
Compartilhe

Empreendedores do Cariri e Centro Sul participam da 1ª Feira de Oportunidades Ceará Sem Fome

O evento, promovido pelo Governo do Ceará e Sebrae, no Centro Cultural do Cariri, contou com ações de qualificação profissional, gastronomia, empreendedorismo e serviços gratuitos
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

Durante dois dias, 54 beneficiários do Programa Ceará Sem Fome das regiões do Cariri e Centro Sul, que foram capacitados nas trilhas de empreendedorismo do + Qualificação e Renda, tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos na 1ª Feira de Oportunidades Ceará Sem Fome. O evento, promovido pelo Governo do Ceará e Sebrae/CE, foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro Cultural do Cariri.

A Feira, que também será realizada em outras regiões do estado, foi o primeiro evento de comercialização com a participação dos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome. Empreendedores dos segmentos de alimentação, artesanato, beleza e agricultura familiar das duas regiões, puderam mostrar o que aprenderam nas trilhas de capacitação, que visam possibilitar a inserção produtiva e saída da situação de vulnerabilidade social em que estas famílias se encontravam.

Além da comercialização de produtos, o evento contou ainda com ações de qualificação profissional, prestação de serviços gratuitos à população e apresentações no espaço da Cozinha Show, que contou com a participação do chef Leonardo Giglio, finalista da 10ª edição do programa Masterchef Brasil.

A abertura da 1ª Feira de Oportunidades Ceará Sem Fome reuniu autoridades públicas como a vice-governadora e secretária de Proteção Social do Ceará Jade Romero, a primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, do secretário-executivo da Secretaria do Trabalho do Ceará, Renan Ridley, do prefeito do Crato, André Barreto, do deputado estadual, Pedro Lobo, além de outras lideranças.

Durante a solenidade, o cordelista e xilogravurista da região do Cariri, Chico Bruno, declamou um cordel falando da contribuição do Programa Ceará Sem Fome para o combate a insegurança alimentar e melhoria da qualidade de vida da população cearense em situação de vulnerabilidade social. Ainda na oportunidade também foi lançado o livro “Faça e Venda 20 Receitas Saudáveis”, de autoria da coordenadora das cozinhas comunitárias do Programa Ceará Sem Fome no município de Milagres, Cícera Barbosa, que buscou mostrar que a alimentação saudável pode ser acessível, criativa e saborosa.

Em sua fala de saudação, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, destacou que o programa Ceará Sem Fome é mais do que um programa de social, ele é uma iniciativa de desenvolvimento socioeconômico, que contribui com a qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo entre os beneficiários, além do fortalecimento da economia local, na medida que estimula o consumo e a produção local.

A primeira-dama Lia de Freitas, que visitou cada stand e interagiu com os empreendedores, afirmou que a Feira foi marcada pelo talento, coragem, brilho nos olhos e histórias que agora caminham para virar renda, negócio e futuro. “
Cada stand que visitei carrega mais que produtos, carregam trajetórias. Carrega gente que estudou, se qualificou, fez trilhas, recebeu mentoria, experimentou, errou, acertou e decidiu seguir. A feira nasce dessa força, com o Sebrae/CE, a secretária do Trabalho e o Ceará Sem Fome caminhando lado a lado para abrir portas”.

Ainda durante o evento, também foram realizadas a entrega de cestas básicas a entidades que integram o programa, a certificação 226 concludentes de capacitações do eixo Ceará Sem Fome +Qualificação e Renda e a adesão do município de Farias Brito ao Pacto por um Ceará Sem Fome, reforçando a rede de combate à fome na região do Cariri.