ASN CE
Compartilhe

Conselheira do Sebrae/CE recebe título de Cidadão Cearense

A honraria à superintendente estadual do BNB, Eliane Brasil, foi concedida pela Assembleia Legislativa do Ceará
Por Com informações da ALECE
ASN CE
Compartilhe
Eliane recebe o Título de Cidadã Cearense das mãos do deputado De Assis Diniz. Foto: Marcos Moura

A superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Ceará e conselheira do Sebrae/CE, Eliane Brasil de Matos foi agraciada na noite da última quinta-feira (2/10) com o Título de Cidadã Cearense, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A honraria foi concedida por meio da Lei Estadual de n.º 19.351/2025, fruto de projeto apresentado pelo deputado De Assis Diniz (PT), com subscrição dos deputados Romeu Aldigueri (PSB), Danniel Oliveira (MDB), Bruno Pedrosa (PT) e Queiroz Filho (PDT).

A solenidade contou com a presença de familiares, colegas de trabalho e diversas autoridades, como o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a deputada federal Fernanda Pessoa, o deputado estadual Sérgio Aguiar, o secretário da Pesca e Aquicultura do Ceará, Oriel Nunes Filho, o secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana, que representou o governador Elmano de Freitas.]

Também estiveram presentes, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, o presidente da Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro e o conselheiro do Sebrae/CE, André Montenegro, que representou o presidente do Conselho Deliberativo da instituição (CDE), Cid Alves.

Durante a cerimônia, De Assis Diniz ressaltou que a gestão de Eliane Brasil teve e continua tendo função fundamental para que a economia do Estado alcançasse importantes resultados a partir dos investimentos realizados pelo BNB. “Hoje, o Ceará pode dizer: ‘nós temos uma cearense arretada’. Com o jeito de ser moleque do Ceará, com a alegria escancarada em seu sorriso, mas com a firmeza e o pulso das grandes decisões”, afirmou.

O parlamentar lembrou que a superintendente enfrentou inúmeros desafios ao longo de sua carreira e superou todos com competência. “Quando acolhemos esta, de fato e de direito, agora cidadã cearense, é para dizer: Eliane, nós precisamos da sua competência. Precisamos reafirmar que a primeira mulher nesta superintendência cumpre e cumprirá este e novos desafios para exercer um protagonismo empoderado, porque lugar de mulher é onde ela quiser”, completou.

Após receber a comenda, Eliane Brasil refletiu sobre o quanto, ao longo da vida, as pessoas enfrentam batalhas, mas que o importante é manter a serenidade e confiar que as dificuldades passarão. “Agora eu estou em um momento de grande júbilo, de grande alegria, e eu sei que isso também vai passar, mas a memória deste momento jamais se apagará da minha mente, da mente da minha família e amigos”, compartilhou.

A superintendente ressaltou ainda a importância de que mais mulheres ocupem cargos de liderança, seja na política ou em outros setores. Além disso, exaltou a força do povo cearense. “Demócrito Rocha definiu o cearense como um desbravador incansável que faz do labor o seu heroísmo diário. E é essa bravura que eu vejo e admiro nos agricultores que desafiam o sol forte, nos empreendedores que não se rendem e nas mulheres que se erguem com dignidade. É essa bravura que me inspira a servir”, declarou Eliane Brasil.

Para ela, a titulação é uma homenagem que se estende a todos os colaboradores do BNB. “Cada projeto apoiado, cada agricultor fortalecido, cada micro e pequeno empreendedor que conquistou independência financeira são capítulos dessa história coletiva. Agradeço imensamente a oportunidade de ocupar esse cargo que tanto exige, mas que tanto entrega, que tanto me oferece de volta”, finalizou a superintendente.

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, enfatizou que a homenagem a Eliane Brasil faz jus à uma história de trabalho e dedicação em prol do desenvolvimento sustentável do Ceará e também à sua atuação na defesa do protagonismo feminino no estado.

-