ASN CE
Compartilhe

Comércio Brasil beneficia produtores da região do Sertão dos Crateús e Inhamuns

Este ano, a ação do Sebrae beneficiou pequenos negócios de cinco municípios da região
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

Produtores da agricultura familiar do assentamento palestina, em Tamboril, estão tendo a oportunidades de comercializar seus produtos em supermercados da região do Sertão dos Crateús e Inhamuns. A iniciativa faz parte das ações do Comércio Brasil, metodologia do Sebrae/CE voltada para aproximar produtores e pequenos negócios de melhores canais de comercialização, promovendo o acesso dos mesmos a novos mercados consumidores.

Um dos beneficiados é a Agroindústria Terra Conquistada da Cooperativa Regional dos Assentados/as de Reforma Agrária do Sertão dos Inhamuns (Cooperamuns), em Tamboril. A cooperativa reúne produtores rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). No local, é realizado o beneficiamento e processamento de produtos de origem ovina, como linguiça, carré, pernil, espetinho, paleta e buchada.

De acordo com o articulador do Sebrae/CE no Sebrae/CE nos Sertões de Crateús e Inhamuns, Luiz Gonçalves, todo o processo de beneficiamento, armazenamento e transporte da Agroindústria atende os critérios da legislação do selo de inspeção estadual. “A agroindústria da Palestina foi uma das beneficiadas pelas ações de capacitação e consultoria gerencial e tecnológica promovidas pelo Sebrae/CE. Isso contribui para que estes produtos tenham um padrão de qualidade de modo que possam estar aptos a ir para as prateleiras dos médios e grandes supermercados, como está acontecendo hoje em dia”.

O gestor do Sebrae destaca que outro passo importante deste trabalho foram as ações do Comércio Brasil, de conectar os produtores e as redes varejista. “A partir desta articulação promovida pelo Comércio Brasil, estes produtos estão tendo a oportunidade de chegar a um público maior, por meio da venda nos supermercados da região, ajudando a gerar renda e aumentar a competitividade dos produtores”.

Comércio Brasil

A Rede Nacional do Comércio Brasil visa aproximar micro e pequenas empresas (MPE) de seus compradores, fomentando pela promoção do acesso dos pequenos negócios aos mercados de forma sustentável. A Rede opera por meio de consultores credenciados – chamados “Agentes de Mercado”, que buscam viabilizar as oportunidades de negócio e ativam mecanismos de expansão comercial.

Este ano, na região dos Sertões de Crateús e Inhamuns, o programa do Sebrae beneficiou pequenos negócios dos segmentos de produção de mel, carne de carneiro, metalúrgica, moda íntima, temperos e sucos, artesanato e vidros e portas, localizados nos municípios de Crateús, Tauá, Santa Quitéria, Nova Russas e Monsenhor Tabosa.

Terra Conquistada

É uma marca de produtos agropecuários de cooperativas de produtores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no Ceará. A marca foi elaborada, com o apoio do Sebrae/CE, por meio do Programa Sebraetec. A ação contou também com ações do Sebrae/CE nas áreas gerenciais e tecnológicas, desde o desenvolvimento de catálogo e apoio na certificação de produtos até o auxílio na implantação das agroindústrias do ponto de vista técnico e comercial.

As cooperativas que atuam na produção e comercialização no mercado institucional da marca dos produtos industrializados são a Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel) em Mombaça, a Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos (Coopalc) em Chorozinho, a Cooperativa Regional dos Assentados de Reforma Agrária do Sertão Central do Ceará (Cooperasc) em Quixeramobim e a Cooperativa Regional dos Assentados/as de Reforma Agrária do Sertão dos Inhamuns (Cooperamuns) em Tamboril.

No total, as ações do Sebrae/CE junto aos cooperados rurais ligados ao MST vem beneficiando mais de 1.100 famílias das regiões do Sertão Central e do Sertão de Crateús.

Mais informações: https://www.terraconquistada.com.br/