ASN CE Atualização
Compartilhe

Centro-Sul promove Fórum de Turismo – “Rota das Tradições” em Iguatu.

A iniciativa foi um sucesso pela adesão das lideranças dos quatro municípios que prestigiaram o encontro que debateu o futuro do turismo na Região
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Iguatu foi palco de mais um capítulo de divulgação da Rota das Tradições. Agora institucionalizada como Associação, essa nova configuração chega para fortalecer a governança regional, mobilizar o trade turístico e construir uma agenda integrada para o desenvolvimento do turismo no Centro-Sul cearense.

Com a adesão de lideranças dos quatro municípios -Icó, Iguatu, Jucás e Orós- que prestigiaram o evento e unindo as governanças para tratar do presente e futuro do Turismo do Centro Sul cearense, especificamente da Rota das Tradições, foi promovido no último dia 22, o Fórum de Turismo – Rota das Tradições em Iguatu.

Organizado em formato de Famtour, os participantes passaram por alguns pontos estratégicos de Iguatu como a ponte ferroviária, igrejas e museu, com a participação do secretário municipal de turismo Honório Bezerra, que foi recuperando e contando toda a história da cidade.

O fórum teve sua etapa principal no Ecoparque Cristo, no distrito de Trussu, cenário que proporcionou um ambiente inspirador para debates e construção de ideias.

O evento reuniu uma ampla diversidade de atores do ecossistema turístico, entre eles equipes do Sebrae/CE, SENAC, IGR Diretoria da Rota das Tradições, Secretários de turismo, Empresários, Representantes do setor público, Artesãs e Organizações do terceiro setor.

O objetivo central do Fórum foi fortalecer o desenvolvimento do turismo regional e do Centro-Sul do Ceará, trazendo reflexões sobre potencialidades, desafios e oportunidades. Um dos momentos mais importantes, foi a realização da análise SWOT, que permitiu avaliar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, estimulando a participação coletiva na construção de estratégias para os anos de 2026 e 2027.

O encontro consolidou a importância de ações colaborativas, reforçando que o turismo é um vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural. A Rota das Tradições se firma, assim, como um caminho promissor para impulsionar vivências autênticas e fortalecer o protagonismo das comunidades locais, tornando a iniciativa num espaço de construção coletiva e fortalecimento do protagonismo local no turismo regional!.

Sucesso absoluto, o Fórum de Turismo de Iguatu repercutiu pela adesão das lideranças dos quatro municípios para prestigiar esse momento de aglutinar as governanças para tratar do presente e futuro do Turismo do Centro Sul cearense, especificamente da Rota das Tradições.