Dirigentes das Unidades do Sebrae de estados da região Nordeste que integram a Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais (ABASE) estiveram reunidos em Fortaleza durante a 3ª reunião ordinária da ABASE Nordeste. Durante o encontro, realizado no Hotel Blue Tree, foram discutidos temas relacionados ao Sistema Sebrae e projetos integrados voltados para o desenvolvimento da região.
Entre os temas debatidos, estava o projeto de Economia Criativa do Nordeste, iniciativa que visa contribuir para o fomento e o desenvolvimento dos negócios criativos da região; a atuação do Sebrae na internacionalização dos pequenos negócios e a Feira Nacional de Turismo Rural (Ruraltur), que será realizada de 21 a 23 de novembro em Currais Novos, no Rio Grande do Nordeste.
Os dirigentes também assistiram a uma apresentação do articulador da Unidade de Gestão da Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo, que falou sobre a estratégia da instituição para a articulação de uma rede de Ecossistemas de Inovação em todo o Ceará e da realização do Siará Tech Summit.
No período da tarde, os integrantes da Abase Nordeste, tiveram a oportunidade de visitar o evento, que está sendo realizado até sexta-feira (25) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Participaram do encontro na capital cearense, o vice-presidente da Abase Nordeste e diretor superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, os dirigentes do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo (superintendente), Alci Porto (diretor Técnico) e Reginaldo Braga (diretor de Administração e Finanças).
Também estiveram presentes, os dirigentes do Sebrae/MA, Albertino Leal de Barros Filho (superintendente), Mauro Borralho (diretor Técnico) e Édila Neves da Silva (diretora de Administração e Finanças) e do Sebrae/PE, Murilo Guerra (superintendente) Josiana Ferreira (diretora Técnica) e Deborah Guerra (diretora Administrativo-Financeira).
A reunião contou ainda com a participação do superintendente do Sebrae/ RN, Zeca Melo, do diretor Técnico do Sebrae/ PB, Lucélio Pires e do diretor Administrativo-Financeiro do Sebrae/PI, Mário Lacerda.
CDE
No mesmo dia, também foi realizada a reunião do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), do Sebrae/CE. Presidido pelo vice-presidente da Fecomércio-CE, Cid Alves, o colegiado de direção superior do Sebrae/CE é formado por representantes de entidades do poder público e do setor produtivo do estado e tem o objetivo de discutir e deliberar sobre políticas, diretrizes e prioridades da instituição, além de fiscalizar suas ações, em conformidade com as normas aplicáveis, em especial com o Estatuto Social do Sebrae.
A reunião desta quarta-feira, contou com a presença da presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos/CE), Stella Pavan, que fez uma apresentação sobre os resultados da 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), realizada de 20 a 29 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará.
Segundo ela, o evento reuniu cerca de 2 mil artesãos de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e contou com a circulação de cerca de 60 mil pessoas, ao longo de dez dias. De acordo com Stella, também foram gerados negócios da ordem de R$ 20 milhões e arrecadadas mais de 41 toneladas de alimentos para serem doados ao programa Mesa Brasil, do Sesc Ceará.
Além de apresentar os resultados, a presidente do Sindieventos fez questão de destacar o apoio do Sebrae/CE para o sucesso do evento.