A cidade de Itapipoca recebeu na noite desta quinta-feira (5) o lançamento da Agenda de Desenvolvimento Territorial Viva Oeste. O documento, elaborado por líderes do poder público, setor empresarial e sociedade civil de 12 municípios da região Oeste do Ceará, faz parte das ações do programa Lideranças para o Desenvolvimento Regional (LIDER), desenvolvido pelo Sebrae.
O evento, realizado no Valentina Buffet, reuniu lideranças de toda a região e contou também com as presenças do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, da articuladora de Políticas Públicas da instituição, Wilma Almeida, do articulador do Sebrae/CE na região Oeste, Jacob Bandeira, do prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro e do prefeito eleito de Umirim, Judson Lopes.
Felipe Pinheiro, que falou em nome dos gestores municipais do território Oeste, destacou a importância do trabalho do Sebrae na formação de liderança e de trazer esse olhar de planejamento do desenvolvimento para toda a região e não apenas para um município específico.
Cartaxo, que falou em seguida, explicou que esse trabalho está conectado com a forma de atuação descentralizada do Sebrae no Ceará. “Nós temos no Sebrae do Ceará 11 escritórios regionais, onde pensamos e atuamos no desenvolvimento dos pequenos negócios a partir da realidade de cada um destes territórios”.
Segundo ele, o programa LIDER faz parte desta estratégia de mobilizar as lideranças para serem protagonistas deste desenvolvimento. “O Sebrae tem o papel de apoiar, mas vocês, líderes, é que estarão à frente deste trabalho de tentar colocar em prática tudo aquilo que foi pensado para a região. Agora vem o momento em que vocês vão buscar as articulações necessárias para tirar do papel o que está colocado nesta Agenda”.
O superintendente destacou ainda que a Agenda Viva Oeste é a 10ª Agenda de Desenvolvimento Regional lançada no Ceará a partir das ações do LIDER. “Está faltando apenas a Agenda do Centro Sul que será lançada ainda este mês. Ao final desta ação, teremos mais de 500 lideranças do estado que foram devidamente capacitadas para atuarem em prol do desenvolvimento sustentável do Ceará”.
O articulador regional do Sebrae/CE, Jacob Bandeira, destacou que o próximo desafio das lideranças da região Oeste será a constituição de uma Agência de Desenvolvimento. “A Agência será a instância de governança da região, que dará continuidade a este trabalho iniciado com o LIDER e que atuará pela implantação das ações pensadas na Agenda de Desenvolvimento Oeste”.
VIVA Oeste
A Agenda de Desenvolvimento Territorial Viva Oeste foi elaborada pelas lideranças representantes dos municípios de Acaraú, Amontada, Bela Cruz, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Miraíma, Paraipaba, Trairi, Tururu, Uruburetama e Umirim. Durante cerca de um ano, estas lideranças participaram das atividades do LIDER, onde foram sensibilizadas, mobilizadas e capacitadas para planejarem o desenvolvimento sustentável do seu território.
Além de identificar as necessidades da região, os participantes foram incentivados a assumir, eles próprios, o protagonismo dessa transformação, buscando parcerias com instituições públicas e privadas, para criar soluções personalizadas e promover o entrelaçamento das necessidades locais com as políticas públicas municipais e os programas de apoio estaduais e nacionais.
O documento elaborado deste trabalho tem como visão estratégica que até 2034 a região Oeste possa ser uma referência em sustentabilidade, inovação e integração regional no estado. Para isso, a Agenda conta com três macro-objetivos: Turismo e Identidade Territorial; Infraestrutura e Sustentabilidade; Empreendedorismo e Inovação.
O objetivo é criar um ambiente propício ao crescimento dos pequenos negócios, bem como possibilitar o acesso a ferramentas que contribuam para o aumento da competitividade, inovação e sustentabilidade com foco no desenvolvimento econômico e social da Região Oeste do Ceará.