ASN CE Atualização
Compartilhe

Abertura do PEC Nordeste 2024 reúne autoridades e representantes do agro nacional

O evento, que começou na noite ontem (6), segue até sábado (8) no Centro de Eventos do Ceará
Por Com informações da FAEC
ASN CE Atualização
Compartilhe

Cerca de 1.500 pessoas acompanharam, na noite desta quinta-feira (6), a cerimônia de abertura da 27ª edição do PEC Nordeste. Na ocasião, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e conselheiro do Sebrae/CE, Amílcar Silveira, destacou a força do agro cearense ao mencionar que o PEC Nordeste 2024 é a maior feira já realizada no Centro de Eventos do Ceará, ocupando todos os pavilhões do equipamento.

“Aqui juntamos o pequeno, o médio e o grande produtor. Não nos importa o tamanho, desde que estejamos juntos, porque temos um objetivo comum: desenvolver o Ceará”, disse Amílcar Silveira. “O sucesso do PEC Nordeste se deve a essa união”.

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento dos pequenos negócios do setor Agropecuário, citando como exemplo o trabalho que resultou na concessão do selo de Indicação Geográfica para a cachaça de Viçosa do Ceará. ” Este é um trabalho que começou com a organização dos produtores, com melhoria da produção no município e que hoje está colhendo os frutos de um reconhecimento nacional à qualidade e diferenciação desta produção, ajudando a mobilizar todo uma cadeia produtiva que gera emprego e renda para a região da Ibiapaba”.

Cartaxo também destacou a grandiosidade da edição deste ano do PEC Nordeste, ressaltando a força do Agronegócio e a importante contribuição que os pequenos negócios dão para este setor. “Os pequenos negócios respondem pela maioria das empresas formalizadas e também pela maioria dos empregos gerados no país”.

O governador Elmano de Freitas foi representado pelo secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Salmito Filho, que, em seu discurso anunciou medidas para favorecer o agro cearense, como isenção de ICMS para os setores da carcinicultura e piscicultura.

Homenagens
Durante a solenidade foi feita a entrega da Medalha Mérito Rural Prisco Bezerra, homenagem a personalidades que contribuem com o agro cearense.

Na categoria Política e/ou Administração Pública, o agraciado foi o senador Eduardo Girão; na categoria Produção Rural e/ou liderança Classista, o homenageado foi o presidente do Sindicato Rural de Independência, Moacir Gomes de Sousa; e na Categoria Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológica ou de Ensino, o homenageado foi João Nicédio Alves Nogueira, presidente do Sistema OCB/CE.

Como parte do evento, também foi realizada a premiação Destaque Agro e a entrega do Troféu de Indicação Geográfica Cachaça de Viçosa do Ceará, que premiou a Associação Amigos Produtores de Cachaça Superior de Viçosa do Ceará (APCVIC), a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará e o Sebrae/CE, na pessoa do diretor técnico da instituição, Alci Porto.

Também estiveram presente à solenidade de abertura, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/CE, Cid Alves ( Fecomércio), Ricardo Cavalcante (FIEC), João Porto Guimarães (ACC) e Eliane Brasil (BNB) . A solenidade foi encerrada com apresentação musical de Almir Sater.

O PEC Nordeste 2024 será realizado até o sábado, 8 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. A feira, que conta com uma estrutura de 27 mil m², está aberta ao público das 11h às 21h.

Inovação

O Sebrae/CE está presente no evento com um espaço voltado para aproximar à inovação dos pequenos produtores rurais.Com a participação de oito startups selecionadas dentre as que oferecem soluções inovadoras para os problemas do setor, o estante do Sebrae/CE no PecNordeste promete surpreender o público pelo foco na Inovação, com jogos de tabuleiros lúdicos, um FabLab montado especialmente para produzir soluções para o Agronegócio, além de palestras técnicas.

Além disso, na programação técnico-científica, os técnicos e consultores do Sebrae irão abordar temas como: “Desafios da certificação para comercialização dos queijos artesanais do Nordeste”, “Queijos artesanais: uma alternativa para o Ceará”; “Certificação dos laticínios e sua importância para o desenvolvimento na economia do Ceará”; “ATeG Leite – A inovação na competitividade da agroindústria do Ceará”. Também serão apresentados os Casos de sucesso da atuação da instituição, como o apoio aos produtores de laticínios, no Jaguaribe e aos produtores de cachaça, de Viçosa do Ceará (cachaça).