O Ceará foi o estado da região Nordeste que mais atraiu turistas internacionais em abril deste ano. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que atestou uma movimentação de 30.223 mil passageiros no Aeroporto Pinto Martins. Número superior ao da Bahia (24.624) e Pernambuco (19.934).
Entre os principais mercados emissores, Portugal lidera seguido pela Itália, França, Argentina e Estados Unidos. O ranking é composto ainda por turistas da Alemanha, Holanda, Espanha e Suíça.
No acumulado de janeiro a abril, o principal portão de desembarque no Ceará, administrado pela Fraport Brasil, já movimentou mais de 120 mil turistas internacionais, sendo superado apenas pela Bahia.
A malha aérea internacional do Ceará conta com nove frequências semanais para Lisboa, principal portão de saída da Europa. Além de voos da AirFrance, que opera três frequências semanais para Paris; da Latam com três para Miami e da Gol com dois para Buenos Aires e um para Miami.
Incremento em rotas
Em junho, o Ceará terá a estreia do voo direto para Orlando, operado pela GOL Linhas Aéreas, às quintas-feiras. A conexão estreia dia 27 com uma aeronave de modelo Boeing 737 MAX, que, em configuração internacional, possui capacidade para 176 passageiros.
Na rota ligando a capital cearense com Miami, a mesma companhia aérea irá incrementar mais um voo. Com isso, o estado passará a contar com cinco voos semanais para os Estados unidos, considerando os três em operação pela Latam.
Outras importantes conquistas do estado são os dois voos adicionais que a Air France ofertará a partir de outubro. Somando com as três em operação pela empresa, totalizará cinco frequências semanais.