-

De janeiro a abril, o Estado movimentou US$ 500,7 milhões em vendas internacionais, um avanço de 19,7% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o estudo Ceará em Comex, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Somente em abril, foram exportados US$ 151,8 milhões, uma alta de 24,2% em comparação a março. O bom momento reforça o protagonismo do estado no cenário regional: o Ceará ocupa a 17ª posição no ranking nacional de exportações e a 4ª no Nordeste. Segundo o secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Sílvio Carlos Ribeiro, o crescimento reflete o desempenho de setores estratégicos.
“Os principais produtos que influenciaram esse avanço foram os de ferro e aço, que representam cerca de 30% das exportações cearenses e cresceram 33% no período, além de produtos minerais e máquinas e equipamentos elétricos. Mas também houve contribuição expressiva dos itens do agronegócio, como castanha de caju, cera de carnaúba e pescados”, explica.