
Cada vez mais presente na vida das pessoas, as redes sociais e aplicativos também têm sido importantes aliados dos pequenos negócios na comercialização e divulgação de seus produtos e serviços. No Ceará, 81% dos empreendedores ouvidos na 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae, apontou que utiliza canais digitais como redes sociais, sites próprios, marketplaces e WhatsApp para realizar suas vendas.
Neste levantamento mais recente, que entrevistou donos de pequenos negócios de todo o país no período de 25 de novembro a 17 de dezembro de 2024, o principal canal de comercialização online utilizado pelos empreendedores cearenses é o WhatsApp, com 85% da preferência. Em seguida, aparece o Instagram, sendo utilizado por 72% dos entrevistados e o Facebook, por 35%.
Apenas 11% dos pequenos negócios cearenses apontaram que utilizam sites próprios para comercialização de seus produtos. Em todo o país, 72% afirmaram vender por canais digitais e redes sociais, com 81% apontando o WhatsApp, como canal de venda, 60% o Instagram, 39% o Facebook e 13% loja virtual própria.
A pesquisa mostrou ainda que os pequenos têm buscado investir na divulgação nas redes sociais. Em todo o país, 48% dos empreendedores ouvidos pela pesquisa pulso afirmaram já ter feito propaganda online. No Ceará, esse número é ainda maior, chegando a 52% dos donos de pequenos negócios do estado.
Para o analista de Pesquisa e Gestão do Conhecimento do Sebrae Nacional, Kennyston Lago, esse aumento da presença digital das empresas foi fruto da experiência vivida durante a pandemia. “Percebemos que o legado da pandemia é a digitalização das empresas. O Instagram aumentou a sua participação no e-commerce nos últimos três anos, passando na frente do Facebook, que detinha uma parte considerável dos empresários”, explica.
Segundo ele, as plataformas digitais são um vasto campo de oportunidades para os empreendedores. “O avanço da tecnologia, o aumento da confiança do consumidor nas compras on-line e o crescimento de soluções financeiras acessíveis impulsionarão ainda mais esse setor nos próximos anos”.
Como melhorar as vendas on-line
Para melhorar ainda mais a presença do pequeno negócio no ambiente digital, o Sebrae orienta investir em presença estratégica nas redes sociais, reforçar a logística das entregas para proporcionar uma experiência positiva ao cliente e manter-se sempre atualizado em relação às melhores práticas do mercado voltadas ao marketing, gestão e vendas.
O Sebrae garante o acesso a uma série de conteúdos que possibilitam ao pequeno negócio se inserir no mercado digital. São capacitações on-line, mentorias, consultorias e cursos voltados para a gestão de negócios digitais. Confira aqui.