
Ainda dá tempo de viver a experiência de visitar a “Bodega Sebrae – Mel e Cachaça”, espaço do Sebrae/CE na edição de 2025 da CASACOR Ceará, que busca valorizar a produção dos pequenos negócios cearenses. O tradicional evento que celebra arquitetura, design, paisagismo, arte e bem-viver segue até domingo (16), na Rua Tibúrcio Cavalcante, 607, Meireles, em Fortaleza.

Inspirada nas antigas bodegas que fizeram parte da memória e da cultura cearense, o ambiente projetado pela arquiteta Tìcci Sánford, resgata a tradição com elegância. Cada elemento do ambiente traduz o fortalecimento da economia local promovido pelo Sebrae/CE, desde as cachaças artesanais de Viçosa do Ceará, produção certificada com o Selo de Indicação Geográfica (IG), passando pelo mel da Serra da Ibiapaba até o mobiliário criado por fornecedores regionais.

De acordo com a gestora estadual de Economia Criativa do Sebrae/CE, Cattleya Guedes, o espaço deste ano repete o sucesso da edição do ano passado que pela primeira levou para uma mostra de arquitetura a premiada e reconhecida produção de cachaça de Viçosa do Ceará. “Naquele momento nós queríamos divulgar todo o trabalho feito para a qualificação da produção naquele município, a conquista da IG e tivemos excelentes resultados, tanto que esse ano resolvemos repetir a parceria e ampliar o número de produtos apresentados, como o mel e outros produtos alimentícios produzidos por pequenos negócios cearenses”.

A gestora destaca que ao longo desta edição da CASACOR Ceará os visitantes puderam mais do que simplesmente visitar o espaço, eles também puderam degustar e adquirir os produtos expostos, fortalecendo assim o trabalho destes pequenos produtores. “Assim como no ano passado, a resposta deste ano também foi muito positiva, mostrando que mesmo em mercados de luxo, como o da CASACOR, os pequenos negócios podem se destacar pela qualidade de seus produtos e encontrar novos espaços de comercialização”.
Indicação Geográfica
Desde abril de 2024, o município de Viçosa do Ceará recebeu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do governo federal, o registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie Indicação de Procedência (IP), como centro produtor de cachaça.
O reconhecimento é concedido a uma região que ficou conhecida ou apresentou vínculos relativos à qualidade e características de um produto ou serviço. Além da cachaça de Viçosa do Ceará, o Ceará conta com as Indicações Geográficas do Algodão Agroecológico, da região dos Inhamuns; Camarão da Costa Negra, do Acaraú; Cerâmica da Alegria, do Ipu; Mel de Aroeira, dos Inhamuns; Redes de Dormir, de Jaguaruana; Renda de Bilro, do Aquiraz e Renda de Filé, no Jaguaribe.
Em todo o país, o INPI já reconheceu 152 IGs, sendo 111 Indicações de Procedência (IP), todas nacionais, e 41 Denominações de Origem (DO), 31 nacionais e 10 estrangeiras.
Serviço
CASACOR Ceará 2025
Data: Até domingo (16/11)
Horário: Terça a sábado, das 16h às 22h e Domingos e feriados, das 15h às 21h
Local: Rua Tibúrcio Cavalcante, 607, Meireles, Fortaleza
Mais informações: Perfil da CASACOR Ceará no Instagram
