Termina nesta sexta-feira, 15 de novembro, a I edição do I Circuito Gastronômico Brota que movimenta a cidade de Guaraciaba do Norte desde o dia 31 de outubro. Com uma infraestrutura única e cercado de atrativos como o turismo ecológico e de aventura, o, o circuito tem sido um sucesso à parte pela capacidade de atrair visitantes e agitar a economia local.
A iniciativa surge como uma ação efetiva para valorizar e reconhecer a riqueza da gastronomia local, destacando ingredientes como a cana e o café, além de promover a cultura, a música e o turismo da cidade. Um trabalho que une inovação e tradição, valorizando sabores, saberes e fazeres da terra onde o sol nasce – como é conhecida a cidade.
O CIRCUITO
O com o apoio do Sebrae/CE, unidade Ibiapaba e Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte, o Circuito Gastronômico de Guaraciaba envolve os restaurantes locais, que trabalharam muito para produzir pratos exclusivos, utilizando insumos típicos da região.
O festival é itinerante, promovendo a circulação dos visitantes pelos estabelecimentos participantes. Além disso, o festival visa a conexão com a agricultura orgânica predominante na região, com foco no arranjo produtivo local e alinhamento com os princípios do Slow Food.
O MUNICÍPIO
O município de Guaraciaba do Norte foi elevado à categoria de “vila” com a denominação de Vila Nova Del Rei em 12 de maio de 1791, mas somente chegou à município em 1879. O nome “Guaraciaba” é um termo de origem tupi que significa “lugar do sol”, através da junção dos termos kûarasy (sol) e aba (lugar). Em sentido diverso, o escritor José de Alencar diz que “guaraciaba” era o nome que os índios davam ao beija-flor, significando, literalmente, “cabelos do sol”, através da junção de kûarasy (sol) e aba (cabelo, pelo, pena).
Hoje, Guaraciaba do Norte possui o maior PIB agropecuário do Ceará. É um grande produtor, principalmente de tomate, repolho e maracujá e tem uma rica bacia hídrica, com indústrias de água mineral, e tem dedica-se ao cultivo de cana-de-açúcar, tendo vários engenhos de açúcar para beneficiamento e produção de derivados como rapadura, melaço etc. Destaca-se também na produção de alimentos orgânicos e atualmente é uma contribuição significativa como produtor de leite e derivados. Com tal diversidade, as típicas feiras livres são diárias na cidade.
TURISMO
Com atrativos, como parques ecológicos como o Urubu Ecoparque, Parque Gênesis, Fazenda Park Tucano, Infinity Rampa, Point Fest, Bamboo Society, Gospel Hotel Fazenda, com tirolesas, trilha ecológica, voos de asa delta, parapente e mirantes com vistas magníficas de toda a região- tendo o ponto mais alto 1.018 m de altitude. A ideia é a combinação de aventuras ao ar livre de dia, com experiências gastronômicas e musicais à noite. O que torna o festival único em atrativos e completo pelas opções que oferece.
Conhecida por sua atmosfera acolhedora, a cidade abraçou o evento está proporcionando aos visitantes, uma experiência completa, unindo a gastronomia ao lazer, música e entretenimento.