O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, esteve nesta semana em Jucás onde visitou atrativos e conheceu o potencial turístico do município, que tem como destaque o turismo religioso. A visita foi acompanhada pelo prefeito Edsonriva Cunha, pela articuladora regional do Sebrae/CE no Centro Sul, Neyla Primo e pela chefe de gabinete da Diretoria Executiva do Sebrae/CE, Ana Mônica Sabino.
No roteiro, eles passaram pelo Parque Municipal, equipamento público recém inaugurado. Em seguida visitaram o Santuário de Nossa Senhora do Carmo que ainda será inaugurado e também conheceram a trilha que irá ligar os dois atrativos turísticos. De lá seguiram para Igreja Matriz da Cidade, principal ponto turístico da cidade construída por volta de 1700.
A devoção à Nossa Senhora do Carmo é um dos principais festejos culturais e turísticos da cidade, que é realizada anualmente desde 1755 no período de 07 a 16 de julho. É, principalmente, neste período que o município recebe visitantes de todo o Ceará e de diversos estados brasileiros.
Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, é importante que a gestão municipal e os empreendedores locais vejam no turismo religioso também uma grande oportunidade para o desenvolvimento e para a geração de emprego e renda na região. “A exemplo do que acontece em outras cidades é preciso potencializar esta atividade de modo a atrair cada vez mais visitantes e contribuir assim para o crescimento dos pequenos negócios e, consequentemente da economia do município”.
Segundo Cartaxo, o Sebrae/CE está à disposição para contribuir com o município neste processo, principalmente no que se refere a preparar os pequenos negócios para aproveitar as oportunidades geradas pelo turismo religioso em Jucás.
Na oportunidade, a articuladora do Sebrae/CE, Neyla Primo, também falou sobre a capacidade que o turismo tem em fomentar o encadeamento produtivo, destacando como exemplo a relação do agronegócio e o turismo de experiências nas propriedades rurais, onde estas propriedades além de serem atrativos para os visistantes ainda tem o potencial de fornecer produtos para restaurantes e hotéis, fortalecendo a economia local.
Roteiro
Como parte das ações de fortalecimento do turismo no Centro Sul, o Sebrae/CE vem realizando seminários itinerantes nos municípios de Jucás, Orós, Iguatu e Icó para discutir as potencialidades e vocações locais, além de trabalhar a estruturação de um roteiro envolvendo os quatro municípios.
Iguatu
Ainda como parte de sua agenda no Centro Sul, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, também visitou o Polo Gastronômico de Iguatu, onde conheceu empreendedores dos segmentos de alimentação fora do lar que atuam no município polo da região.