O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, participou nesta segunda-feira (26) do Fórum O Otimista Brasil. O evento, realizado no Gran Marquise Hotel, reuniu importantes figuras da política, do judiciário e do empresariado cearense e brasileiro, além de especialistas em finanças, inovação e ESG. A atividade marcou a expansão das atividades da empresa de comunicação cearense para as cidades de Brasília e São Paulo.
Durante cinco painéis, o Fórum discutiu temas como “Educação e Desenvolvimento Humano”, “Justiça, Democracia e Liberdade de Expressão”, “Inovação e Sustentabilidade: bases de uma nova sociedade”, “Perspectivas para o Mercado”, e “Brasil, a descoberta de uma nova agenda”.
A palestra de abertura foi proferida pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, que falou sobre as perspectivas da economia brasileira, destacando a força dos pequenos negócios. “Quando o presidente Lula me convidou para assumir esta pasta, ele me disse que uma das prioridades deste seu terceiro governo seria fortalecer os empreendedores brasileiros”.

Além do ministro Márcio França, a mesa de abertura do evento contou com as presenças do presidente do Grupo Otimista de Comunicação, Adriano Nogueira, do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara, do secretário do Desenvolvimento do Ceará, Salmito Filho, que representou o governador Elmano de Freitas e do prefeito de Fortaleza, José Sarto.
Papel da educação
Já no painel “Educação, Desenvolvimento Humano e Empreendedorismo”, a secretária da Educação do Estado, Eliane Estrela e o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, falaram sobre as conquistas do estado na educação e no empreendedorismo. O debate foi mediado pelo diretor da Associação dos Engenheiros do ITA e Controller da Casa dos Ventos, Felipe Bonfim.
Na oportunidade, Eliane falou sobre a política de educação do estado do Ceará, que é reconhecida em todo o país como sendo uma das mais exitosas. Ela ainda destacou alguns dados como o percentual de 85% de crianças alfabetizadas no estado, número muito acima da média nacional, e da meta do governador Elmano de universalização do ensino médio de tempo integral.
Já o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, que representou o presidente nacional da instituição Décio Lima no evento, fez uma apresentação sobre o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Segundo ele, este é um dos eixos estratégicos de atuação do Sebrae no Ceará, que visa contribuir para a formação de uma cultura empreendedora no estado, a partir da escola.
De acordo com Cartaxo, a ideia não é apenas formar novos empreendedores, mas principalmente trabalhar entre crianças e jovens o desenvolvimento de competências comportamentais que as ajudem em quaisquer atividades de suas vidas. O superintendente deu ainda alguns números desta atuação, com destaque para os programas Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que atua com crianças do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o Despertar, aplicado junto aos alunos do Ensino Médio.
Com o JEPP, segundo Cartaxo, o Sebrae/CE está beneficiando cerca de 350 mil alunos e 10 mil professores das redes públicas e privadas de 124 municípios do Estado. Já o Despertar, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, está presente em 132 escolas de Ensino Profissionalizante do Ceará, beneficiando cerca de 20 mil alunos do 1º ano do Ensino Médio.
“Com este programa, queremos contribuir para que, em um horizonte de 10 a 15 anos, estes jovens possam ter um papel ativo no desenvolvimento do Ceará e de seus municípios”, destacou o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo.