
O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, participou na última segunda-feira (18) do Encontro de Gestores da Superintendência Estadual do Ceará do Banco do Nordeste. A convite da superintendente estadual do banco, Eliane Brasil, ele apresentou às lideranças da instituição as estratégias e programas do Sebrae/CE em todo o Ceará.
Entre as iniciativas apresentadas estavam o Cidade Empreendedora, a Agenda LIDER- Lideranças para o Desenvolvimento Regional, o Programa de Educação Empreendedora, o trabalho de articulação e fortalecimento do Ecossistema de Inovação e o Projeto de Economia Criativa do Nordeste. Na oportunidade, Cartaxo destacou que todas estas iniciativas fazem parte de uma estratégia que busca contribuir com o desenvolvimento territorial sustentável do estado.

“Nossa atuação se dá dentro de uma lógica de fortalecer os territórios, ajudando a articular e a dinamizar todo o ecossistema socioprodutivo existente neles. Isso se dá com ações junto aos empreendedores, mas também com ações com o poder público, com as lideranças locais e com os estudantes, pensando nos empreendedores do futuro”, aponta o superintendente.
Cartaxo também agradeceu à superintendente Eliane Brasil pelo convite e disse que esta troca de informações sobre os programas e ações do Sebrae/CE, com os gestores do banco, pode ajudar a fortalecer ainda mais as parcerias entre as duas instituições em todas as regiões do estado. “O Banco do Nordeste já é um grande parceiro do Sebrae/CE, mas podemos cada vez mais fortalecer esta relação e assim beneficiar ainda mais os empreendedores cearenses”.
Eliane Brasil também fez questão de reforçar a importância da parceria entre Sebrae/CE e Banco do Nordeste e a sua possível ampliação para outras áreas. “O Banco do Nordeste e o Sebrae tem uma parceria histórica. Aqui no Ceará, a superintendência estadual e o Sebrae/CE irão tornar esta parceria ainda mais profícua avançando principalmente em áreas como o afro empreendedorismo e o empreendedorismo LGBTQIA+, com o cuidado, acolhimento e o diálogo com estes grupos, para que eles possam alavancar o crédito dentro das necessidades de seus negócios”.
A superintendente do Banco do Nordeste também falou do diálogo entre as duas instituições para ajudar os empreendedores inadimplentes. “Para 2024, também estamos conversando sobre uma parceria que não será apenas uma ação de recuperação de crédito, mas principalmente uma forma para que as empresas cearenses inadimplentes com o Banco possam se reestruturar e voltar a produzir com um novo crédito e uma visão empreendedora mais forte”.
Cidade Empreendedora
Iniciativa do Sebrae, em parceria com as Prefeituras Municipais, o Cidade Empreendedora tem suas ações formatadas em eixos estratégicos que impactam diretamente no desenvolvimento municipal, como gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, educação empreendedora, compras governamentais, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos, cooperativismo e crédito e inovação e sustentabilidade.
AGENDA LIDER
O Programa LIDER- Liderança para o Desenvolvimento é uma iniciativa do Sebrae/CE que busca mobilizar, integrar e preparar lideranças locais do setor público, da iniciativa privada e do terceiro setor para a criação, formulação e implantação de estratégias para a promoção do desenvolvimento econômico regional sustentável, com ênfase nos pequenos negócios. Um dos frutos deste trabalho é a elaboração, pelas próprias lideranças, de agendas estratégicas visando o desenvolvimento das regiões.
Educação Empreendedora
A iniciativa do Sebrae promove ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios, levando para os alunos das redes de ensino municipais e estadual conteúdos e práticas do ensino do empreendedorismo, que estimulam o protagonismo e contribuem para o desenvolvimento destes estudantes.
No Ceará, a parceria com as Secretarias Municipais de Ensino e com a Secretaria da Educação do Ceará, beneficiou cerca de 300 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio em todas as regiões do estado.
Economia Criativa
Projeto Nordeste de Economia Criativa é uma iniciativa que vem sendo desenvolvida na região pelas unidades do Sebrae dos nove estados nordestinos, pela Associação dos Sebrae Estaduais/Nordeste (Abase Nordeste) e pelo Sebrae Nacional.
O projeto tem o objetivo de fortalecer as redes socioprodutivas das atividades relacionadas à Economia Criativa e os pequenos negócios que nelas empreendem na região. Para isso, sua ação está estruturada em eixos estratégicos, como gestão, governança, mercado e inovação.
-
