O Festival Gastronômico Internacional do Pontal de Maceió, segundo seus realizadores, é o retrato do povo da região. Representa o pescador, a marisqueira e o agricultor do município. Preparado cuidadosamente para oferecer aos visitantes uma experiência diferenciada, o evento, que aconteceu de 7 a 11de setembro, assegurou aos participantes, nos cinco dias de sua realização, o que existe de mais típico na gastronomia e na cultura da região.
Localizado às margens do Rio Jaguaribe e a 135 quilômetros de Fortaleza, o município de Fortim transformou a realização do festival em um evento marcante para a economia da cidade.
Promovido pelo pelo Escritório do Sebrae/CE no Litoral Leste, pela Associação de Gastronomia do Pontal de Maceió e pela Prefeitura municipal, o Festival Gastronômico chegou à sua segunda edição com uma estrutura que contou com Arena Gastronômica decorada, Mostra de artesanato, Oficinas gastronômicas, Espaço para a agricultura familiar, exposição artística e música de qualidade.
O sucesso da iniciativa teve especial relevância pelo momento econômico vivido pelo município com a retomada da economia. Assim, o foco do Festival foi o incentivo ao turismo, ao comércio e à geração de empregos diretos e indiretos, além da valorização da culinária local, revitalizada com a criação de novos pratos, a partir dos intercâmbios gastronômicos concretizados. Tudo isso, segundo os organizadores, gerou um cenário positivo que ajudará, ainda mais, à promoção do destino no âmbito do Turismo estadual, nacional e internacional.
-