Durante sessão solene realizada na última sexta-feira, 05/05, no Plenário 13 de Maio, a Assembleia Legislativa celebrou os 25 anos do Selo de Qualidade Empresarial do Sebrae/CE. A solenidade atendeu a requerimento do deputado Sérgio Aguiar, subscrito pela deputada Marta Gonçalves, presidente da Comissão de Turismo do Legislativo estadual, mas que não pode estar presente por problemas de saúde.
A solenidade foi aberta pelo próprio deputado Sérgio Aguiar que ressaltou, não só a história do Sebrae, “como sendo uma instituição que tem a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas”, como enfatizou as contribuições positivas que o referido Selo vem prestando na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelas várias áreas da atividade econômica cearense.
O parlamentar fez questão de explicar que, embora tenha sido criado em 1996 com o objetivo de qualificar, especificamente, os equipamentos turísticos do Estado, hoje o Selo de Qualidade ampliou sua área de atuação e opera na requalificação de empreendimentos nas áreas de Alimentação fora do lar, Turismo e Eventos, Saúde e Bem-Estar e Reparação Automotiva. “Sempre focado na orientação e capacitação dos empreendedores”.
-O Selo oferece uma consultoria que proporciona o desenvolvimento da Cultura da Qualidade nas empresas, certificando os estabelecimentos que se atualizam e passam a oferecer serviços de excelência,” pontuou.
Estiveram presentes à solenidade o secretário de Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, representando o governador Elmano de Freitas, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e vice-presidente da Fecomércio/CE, Cid Alves, o presidente do Sindicato das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará-Fampec, Edvaldo Nunes e a presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará-Sindieventos/CE, Estela Pavam.
HOMENAGENS
Durante a solenidade, o primeiro homenageado foi o diretor superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, que recebeu a honraria das mãos do secretário Vladyson Viana, do próprio deputado Sérgio Aguiar e do presidente do CDE do Sebrae/CE, Cid Alves.
Na sequência, receberam a honraria o empreendedor João Bosco Muniz Feitosa; a coordenadora do Núcleo de Turismo e Economia Criativa e Artesanato do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro; o odontólogo Érico Almeida Parente; e a economista Ivana Bezerra de Menezes Rangel.
E, por fim, o superintendente Joaquim Cartaxo recebeu as homenagens em nome dos demais integrantes da Diretoria Executiva da instituição que não puderam comparecer: o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/CE, Reginaldo Lobo, além do articulador do escritório regional do Sebrae na Região Metropolitana, Francisco Pedro Silva Neto, também homenageado e que estava presente ao evento.
Falando em nome dos homenageados, a empreendedora Francisca Irene Vicente de Oliveira Semente, que recebeu o Selo de Qualidade na última edição, contou sua trajetória familiar ligada à Gastronomia e como o processo de busca do Selo de Qualidade acabou por estimulá-la, junto com o marido, Amaury, a voltar a estudar e a formar-se em Gastronomia.
– Foi difícil, mas é com orgulho que digo que o meu estabelecimento, o restaurante São Francisco, no Mercado São Sebastião, é o primeiro estabelecimento popular a ter o Selo de Qualidade”, concluiu.
Falando logo em seguida, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo começou explicando que costuma ver nas homenagens e premiações, algo a mais. “Aqui, por exemplo, vejo três coisas. Primeiro, o que pouca gente sabe: que o Selo é um edital. E isso quer dizer que os empreendedores pagam para participar, investem dinheiro nas adaptações que precisam ser feitas numa situação em que nem sabem se vão ganhar a certificação. Isso, porque não há garantia. É preciso alcançar a pontuação. E o Selo só tem duração de um ano. No ano seguinte, tem que fazer todo o processo de novo”.
Em segundo lugar, fez questão de citar que é preciso de gente para implantar uma iniciativa dessa natureza. “E aqui vai meu reconhecimento aos técnicos do Sebrae/CE e aos consultores que trabalham no Selo e que, muitas vezes, são importantes no direcionamento do futuro desses estabelecimentos. A dona Francisca, por exemplo, foi cursar Gastronomia por sugestão de uma consultora do Sebrae/CE”.
Por fim, reforçou a importância do Grupo Gestor do Selo de Qualidade. Nominando cada instituição integrante, ressaltou que é esse grupo que avalia os avanços de cada participante e que define a conquista do certificado. E encerrou fazendo uma sugestão: “que se estabeleça uma luta sobre a prioridade do turismo na economia cearense. Com a força que ele tem na geração de emprego e renda, a cadeia produtiva que ele mobiliza e que nós precisamos lutar para que seja prioridade”.
Recém-empossado a frente da presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves, falando da mesa que presidiu os trabalhos, pediu um minuto de silêncio em memória do ex-diretor de Administração e Finanças do Sebrae/CE, Airton Gonçalves Junior, recém falecido. E explicou que, como assumiu a presidência do Conselho do Sebrae há cinco meses, “ainda estou me inteirando de todas as inúmeras ações da instituição”, disse.
Encerrando a solenidade, o secretário Vladyson Viana elogiou o trabalho do Sebrae/CE e a importância das pequenas empresas para a Economia cearense: “representam a grande maioria dos CNPJ´s e é o setor que mais gera emprego e renda. Um resultado que tem muito a ver com o trabalho do Sebrae/CE”.