As principais regiões produtoras de batata-doce no Brasil ficam no Nordeste de onde saem (317,3 mil toneladas), Sul (252,9 mil toneladas), e Sudeste (214,0 mil toneladas). Dentre os dez maiores estados produtores, Sergipe, Rio Grande no Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas apresentam produtividades inferiores à média nacional, de 14,1 t/ha . Diante dessa informação é importante ressaltar a importância da assistência técnica e da extensão rural para a adoção de tecnologias de produção que melhorem o sistema de cultivo e a necessidade de desenvolver projetos de pesquisa direcionados para essas regiões.São Benedito
O município de São Benedito,CE, se destacou como maior produtor nacional em 2019, com 39,3 mil toneladas, o que representa 43% da produção do Estado. Os municípios produtores da Serra da Ibiapaba, CE, isto é, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Ubajara e Croatá, apresentaram uma produção total de 74,6 mil toneladas.
Segundo o último levantamento de pesquisa do orçamento familiar (POF) realizado pelo IBGE, a aquisição anual per capita de batata-doce no Brasil, em 2008, foi de 0,639 kg. Os maiores consumidores foram Paraíba, com 2,142 kg per capita; Pernambuco, com 1,473 kg per capita; Santa Catarina, com 1,264 kg per capita; e o Rio Grande do Sul, com 1,189 kg per capita (Figura 4). É possível observar pelo mapa abaixo que as regiões Sul e Nordeste, que constituíam os maiores consumidores, estão atualmente entre os maiores produtores.
RESULTADOS
Os “resultados do Seminário Batata Doce” referem-se, principalmente, a informações sobre a produção nacional e regional de batata-doce, com destaque para a produtividade do Ceará e o papel de eventos como o Simpósio Brasileiro de Batata-doce, realizado na Serra da Ibiapaba (CE). O simpósio buscou fortalecer a articulação entre produtores, a pesquisa e a melhoria da produção.
Produção e Produtividade
Ceará:
O estado foi o terceiro maior produtor nacional em 2023, com 163,5 mil toneladas, e possui a maior produtividade média do país (20,2 t/ha).

A região da Serra da Ibiapaba é um importante polo produtor de batata-doce no Ceará.
Simpósio Brasileiro de Batata-doce:
O evento, realizado desde 2017, promove discussões e articulações entre os atores locais para aprimorar a produção. A edição de 2025, na Ibiapaba, foi um exemplo dos esforços para melhorar a cadeia produtiva.
Apresentação de dados:
Resultado de pesquisas e estatísticas de produção e mercado.
Troca de experiências:
Compartilhamento de boas práticas entre produtores, pesquisadores e outros profissionais do setor.
Melhoria da produção:
Discussão de técnicas e tecnologias para aumentar o rendimento, como no caso do uso de fertilizantes orgânicos que podem aumentar o número de caixas por hectare.
Articulação e desenvolvimento:
O evento visou fortalecer as parcerias entre a Embrapa, prefeituras, universidades e instituições de apoio.
Portanto, quando se fala em “resultados do Seminário Batata Doce”, refere-se ao conjunto de informações e ações geradas em eventos como o Simpósio, voltados para o avanço técnico e econômico da produção da batata-doce no Brasil.
Com relação à comercialização, por se tratar do segundo maior estado produtor nacional (SP) e pela importância das Centrais de Abastecimento de São Paulo (Ceagesp), que abriga na cidade de São Paulo o Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP), maior da América Latina nessa atividade, a quantidade e o valor da produção nesse local são demonstrativos da constância e crescimento da batata-doce ao longo dos anos, respectivamente, desses indicadores.