ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae Metropolitano promove palestra sobre Turismo de base comunitária

O melhor momento é aquele em que o turista mergulha na comunidade e deixa de ser expectador para ser protagonista. 
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Com a presença de lideranças empresariais, comunitárias e do terceiro setor da Região Metropolitana de Fortaleza, que integram o Programa Lider Metropolitano- Liderança para o desenvolvimento regional, o Escritório Regional Metropolitano do Sebrae/CE realizou, na última quinta-feira, 22/08, mais uma palestra sobre novas formas de empreender.

Desta vez, a plateia ouviu Luciana Balbino, da Comunidade paraibana “Chã de Jardim”. Ela explicou como, usando a criatividade, a ideia de pertencimento e senso comunitário, foi possível transformar uma comunidade carente no interior da Paraíba, localizada no município de Areia, a 118 km de João Pessoa, num grupo que explora o Turismo de Base Comunitária.

-Conseguimos criar um ecossistema econômico que beneficiou pequenos agricultores, artesãs e jovens que, ao invés de deixar a comunidade ao concluíram o curso superior, passaram a contribuir para a evolução do território”, explicou.

O primeiro passo foi a criação de um roteiro de caminhadas e trilhas nos cenários de Mata Atlântica e o brejo de altitude do povoado. A atração se desdobrou em outras, como piqueniques na mata, sessões de relaxamentos, plantação e piqueniques a céu aberto, com alimentos produzidos pela própria comunidade.

E enfatizou: “O que a comunidade almeja é que o turista fique no lugar e gaste dinheiro. A gente que trabalha com dinheiro tem que aproveitar o momento em que o turista mergulha na comunidade local. É quando ele deixa de ser expectador e passa a ser protagonista. É escutar as necessidades do turista e a comunidade fazer o que eles procuram”, ressaltou.

O passo seguinte foi incentivar o artesanato para que produtos locais pudessem ser consumidos pelo turista. O resultado foi o ganho de poder econômico das artesãs. “Queríamos ajudar aquelas mulheres a comprar o pão. Mas além do pão, elas conseguiram comprar mortadela, o café e alimentar suas famílias”, contou.

Os representantes dos 13 municípios do Programa LIDER Metropolitano ouviram com atenção o exemplo da comunidade paraibana, percebendo que é possível replicar o projeto e seus princípios nos municípios do Regional.

PROGRAMA LIDER

O programa LIDER tem por objetivo mobilizar, qualificar e integrar lideranças, visando o planejamento e coordenação das ações regionais. O programa prevê, além da definição de um sistema de governança, um método de acompanhamento e controle da gestão com foco no desenvolvimento.

A participação da Região Metropolitana no Programa tem importância estratégica pela relevância econômica do território que representa 65% do PIB do Estado e é a terceira do país em influência.

Apesar dos inúmeros desafios que o Grupo Gestor irá enfrentar, principalmente em relação à meta de unir todas as que cresceram no entorno de Fortaleza, está a articulação de um Plano Estratégico que deve levar em conta a tecnologia e o desenvolvimento com base local.

Outro foco é, segundo o articulador do Escritório Regional Metropolitano de Fortaleza do Sebrae/CE, Pedro Silva, reforçar as potenciais conexões existentes entre os 13 municípios participantes do Programa LIDER Metropolitano, que são: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru e São Gonçalo do Amarante