ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae e ArcelorMittal dão início às Trilhas Empreendedoras “Começar Bem”

E, a cada ano, o programa é procurado por novas instituições interessadas em se juntar ao projeto.
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Na primeira semana de maio, o Sebrae e ArcelorMittal estiveram nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Caucaia, realizando as aulas inaugurais das Trilhas Empreendedoras “Começar Bem”, projeto executado por meio do programa Territórios Empreendedores, que busca capacitar e apoiar empreendedores locais, promover a geração de renda e contribuir para a inclusão social, por meio de trilhas formadas por cursos, palestras, oficinas e consultorias.Neste primeiro semestre de 2025, estão sendo ofertadas três Trilhas, que vão apoiar a criação de novos negócios, compostos por ações como: oficina de “Ideias de Negócios”, curso “Transforme Sua Ideia em Negócio”, oficina “Como Validar Seu Modelo de Negócio”, oficina “Como Administrar um Pequeno Negócio”, palestra “Conheça o Microempreendedor Individual”, “Encontro de Crédito” e “Mentorias individuais” para as 10 melhores ideias de negócios de cada Trilha.

A analista do Sebrae/CE responsável pelo projeto, Claúdia Jane, comemora os resultados alcançados em mais de dez anos de parceria Sebrae/ArcelorMittal. “E a cada ano, nós somos procurados por novas instituições interessadas em se juntar ao projeto. Este ano temos, além da nossa tradicional parceira, que é a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, duas novas instituições:

o Instituto Myra Eliane, do Grupo Edson Queiroz, localizado em Caucaia

E a União Comunitária para Desenvolvimento de Freixeiras – UCDF – localizada em Paracuru

“Parcerias como essas só fortalecem nossa atuação no território e ampliam nossa capacidade de atendimento. Daí a nossa gratidão à rede de parceiros”, reforça Claúdia Jane.

Um dado interessante, é que o município de São Gonçalo do Amarante, que é atendido pelo projeto Territórios Empreendedores desde 2014, a taxa proporcional de formalização do Microempreendedor Individual chega a 52% acima da média estadual, levando em conta a média dos últimos 10 anos. Esse dado reforça os bons resultados do programa na região, pondera Cláudia Jane, mostrando que o empreendedorismo pulsa forte pelo território.

A previsão é de que as trilhas sejam encerradas com uma vista à ArcelorMittal Pecém, onde será realizada cerimônia com todos os 120 alunos, dos três municípios participantes.