ASN CE
Compartilhe

Sebrae/CE recebe a visita da secretária Nacional de Economia Criativa

Durante o encontro, foi destacado o papel do Sebrae no fomento à economia criativa em todo o país
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O Sebrae/CE recebeu na última terça-feira (5) a visita da secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MINC), Cláudia Leitão, acompanhada da secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luísa Cela e de técnicos das duas pastas. Elas foram recebidas pelo superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo e da gestora estadual de Economia Criativa da instituição, Cattleya Guedes.

Durante o encontro, Cláudia, que foi empossada no último mês pela secretária recentemente recriada pelo Governo Federal, falou dos desafios à frente da nova pasta e destacou o trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo no fomento à Economia Criativa em todo o país, em especial na região Nordeste. A gestora também destacou a liderança e o compromisso do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, com este segmento.

Para Cartaxo, a recriação da Secretaria de Economia Criativa e a escolha de Cláudia como secretária representam um ganho para o desenvolvimento da Economia Criativa no país. “O último estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) mostrou que a Economia Criativa gerou cerca de R$ 400 bilhões para a economia brasileira, mostrando a sua força. Acredito que a criação da SEC, juntamente como o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae e outras instituições, é possível ampliar ainda mais este resultado”.

MICBR

Na oportunidade, Cláudia e Luisa Cela também falaram da 4ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que será realizada em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro de 2025. O evento será um espaço de negócios para a Economia Criativa, que inclui, além das rodadas de negócios, atividades formativas voltadas para mercado, rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais.

A iniciativa visa fomentar e acelerar os negócios dos setores criativos, facilitando a circulação de bens e serviços culturais e criativos, impulsionando a internacionalização da produção nacional e promovendo a profissionalização dos agentes criativos brasileiros. Além disso, reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos, tanto do Brasil quanto de outros países.

Realizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com o governo do Ceará e a prefeitura de Fortaleza, a edição 2025 do MICBR também contará com apoio do Sebrae, da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) e da Fecomércio-CE.