-
Começou nesta terça-feira (9) a 7ª edição do Festival Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará – Fenacce, evento reconhecido como líder no cenário do artesanato nacional. A iniciativa reúne até dia 14 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, artesãos de 27 estados brasileiros. A solenidade de abertura contou com a presença do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, que representou o presidente o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, durante homenagem concedida pela organização da Fenacce, em reconhecimento ao trabalho da instituição em prol do desenvolvimento do artesanato em nosso país.
Além de Cartaxo, também participaram da solenidade a vice-governadora do Ceará, Jade Romero, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, a vice-prefeita da capital cearense, Gabriela Aguiar, a superintendente estadual do Banco do Nordeste, o vice-presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Fernando Bitencourt, o secretário Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Milton Coelho e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e da FACIC, Cid Alves.
Segundo Cartaxo, o artesanato cumpre um importante de papel de preservação da memória cultura popular, mas também de geração de renda e trabalho para milhares de pessoas em nosso estado e em nosso país. Ele aproveitou para parabenizar os organizadores da Fenacce, Stella e André Pavan, pela determinação e compromisso com o desenvolvimento do artesanato em nosso estado.
O Sebrae/CE estará presente durante todos os dias do Festival com um espaço reunindo 49 artesãos atendidos nos programas e ações da instituição nas diversas regiões do Ceará. O Sebrae Nacional também está participando da Fenacce proporcionando a vinda de artesãos de todo o país para expor no evento. Além disso, a instituição também promoverá rodada de negócios, promovendo o networking e a geração de negócios entre artesãos nacionais e diversos compradores, inclusive do exterior.
Em 2025 a Rodada trará uma novidade, proporcionará aos compradores a oportunidade de irem ao estande do expositor, aumentando o leque de produtos que serão exibidos e gerando mais conhecimento sobre a produção destes artesãos.
Festival
De acordo com Stella Pavan, promotora do Festival Fenacce e presidente do Sindieventos CE, além da programação tradicional, em 2025 a Fenacce recebe 1ª Mostra de Música, criada para valorizar a produção autoral e incentivar a cena independente. “Vimos no evento uma oportunidade de ampliar o acesso à cultura nacional, pois além do artesanato, os visitantes também terão acesso a um espaço de descoberta e de fortalecimento cultural. Queremos que o Festival seja uma vitrine para novos talentos que merecem ser ouvidos pelo grande público”.
Segundo ela, a mudança de nome do evento de Feira para Festival Fenacce reflete justamente essa visão ampliada de trazer a arte para além do artesanato, incorporando a música e outras expressões artísticas. “Mais do que uma vitrine artística, a Mostra de Música reforça o compromisso do Festival Fenacce em valorizar novos talentos, ampliar a diversidade cultural e fortalecer a cena musical independente, aproximando o público de produções autorais e inéditas”, ressalta.
A 1º Mostra de Música Fenacce 2025 faz parte da programação oficial do Festival Fenacce e abre espaço para artistas e bandas locais e nacionais, de diferentes estilos, apresentarem seu trabalho autoral em um dos maiores palcos culturais do país.
A Mostra contará com um total de oito apresentações, sendo quatro no dia 11 de setembro e mais quatro no dia 12. Os candidatos passarão por uma seletiva e o grande vencedor será revelado no dia 13, como premiação terá a oportunidade de abrir o show principal do Festival Fenacce 2025. O vencedor da competição receberá mil reais e a chance de gravar duas faixas em estúdio profissional. Todos os selecionados, independentemente do resultado final, terão direito a uma ajuda de custo no valor de R$500.
Na edição de 2024, durante a Fenacce, foram arrecadados mais de 41.5 toneladas de alimentos para doação e foi contabilizada a circulação de 60 mil visitantes no evento. O evento alcançou movimentações financeiras de 20 milhões em vendas e 4 milhões em investimentos. Além disso, o Festival proporcionou 2,8 mil empregos diretos e indiretos, realizou 28 apresentações culturais com 281 artistas, 27 oficinas de gastronomia com 1.046 participantes, 43 oficinas de artesanato com 806 participantes e 10 palestras com temas voltados ao empreendedorismo, inovação e economia criativa.
“Para a edição de 2025, prometemos ainda mais. Um dos grandes destaques será a Rodada de Negócios Nacional, com a presença de compradores de todo o país interessados em estabelecer parcerias e aquisições com artesãos e empreendedores criativos. Com mais de 350 estandes confirmados, o evento fará a ligação direta com cerca de 3 mil artesãos de diferentes regiões, além de impactar de forma direta e indireta mais de 1000 profissionais, incluindo produtores, fornecedores, logísticos, artistas e técnicos envolvidos”, aponta Stella.
Atrações confirmadas
– Ciclo de palestras: rodas de conversas durante todo o evento que proporcionarão momentos únicos para o artesanato e economia criativa, reunindo profissionais, empreendedores, acadêmicos e entusiastas do artesanato, que irão compartilhar conhecimento e explorar oportunidades na economia criativa;
– Oficina de artesanatos: durante todo o evento serão realizadas diversas oficinas com orientações de como agregar valor aos produtos, além de apresentar uma possibilidade de renda pessoal, a partir de artigos produzidos por eles mesmos, tudo isso em um espaço acolhedor e totalmente gratuito;
– Alameda dos mestres artesãos: um espaço de contato com o legítimo artesanato pelas mãos dos renomados mestres do Brasil;
– Cozinha Show: serão ministradas oficinas gastronômicas com apresentações de profissionais renomados da gastronomia que trarão receitas deliciosas e surpresas;
– Vila gastronômica: o evento contará com estandes de variados tipos de bebidas e comidas, uma diversidade para agradar todos os paladares.
O impacto que a valorização do artesanato traz para a economia
Em um mundo cada vez mais industrializado, o artesanato resiste como expressão autêntica da cultura, criatividade e da história de um povo. Mais do que uma simples atividade manual, ele se consolida como uma poderosa fonte de renda para milhares de pessoas, especialmente em comunidades que muitas vezes se encontram à margem das grandes economias. Ao mesmo tempo, o artesanato é um símbolo vivo da identidade cultural de um povo, sendo uma forma legítima de preservar tradições e saberes ancestrais.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o artesanato movimenta cerca de R$ 100 bilhões por ano no Brasil, o que representa aproximadamente 3% do PIB nacional. Esse valor reflete o impacto econômico direto de uma atividade que contribui diretamente para a economia de 67% dos municípios e é fonte de renda para cerca de 8,5 milhões de pessoas, majoritariamente mulheres, com 77% do total, como indica o dado do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Festival Fenacce
O Festival Fenacce é realizado pela A&M Promoções e Eventos e promovido pelo Instituto Ideias e Sindiventos Ceará. O evento é patrocinado pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Sebrae Nacional, Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac, Banco do Nordeste e pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O Festival conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio das Secretarias de Cultura, de Proteção Social, CeArt e Mecenas no Ceará; além da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e também do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal.
Serviço:
Festival Fenacce
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz
Data: 09 e 14 de setembro
Entrada Solidária: doação de 2 kg de alimentos
Redes sociais: www.fenacce.com.br e @fenacce.