ASN CE
Compartilhe

Sebrae/CE na Região Oeste se destaca pelo projeto de Empreendedorismo Feminino

O Sebrae/CE tem, como objetivo, fortalecer as lideranças femininas e iniciativas do território, fortalecendo o empreendedorismo na Região
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O Sebrae Regional Oeste se destaca com o Projeto Mulheres do Litoral que reúne, nessa primeira fase, um conjunto de lideranças femininas de sete municípios que estão sendo beneficiadas com iniciativas de capacitação em estratégia de liderança e planejamento.

O projeto Mulheres do Litoral, reúne 200 empreendedoras distribuídas nos municípios de Acaraú, Itarema, Amontada, Trairi, Paraipaba, Itapipoca e Bela Cruz que estão recebendo capacitações que acontecem em cada um dos municípios e que devem se estender até novembro.

Atuando como indutor do desenvolvimento territorial no Estado, o Sebrae/CE tem, como objetivo, por meio da iniciativa, fortalecer as lideranças femininas e iniciativas do território, desenvolvendo o senso de pertencimento e fortalecendo o empreendedorismo local.

Um dos objetivos é que os grupos de cada município, formado por 20 a 30 mulheres, possam interagir na construção de projetos locais, tendo como resultado a transformação local, a partir da formação do que podemos chamar de “conexão” entre elas.

-A ideia é que elas consigam se enxergar como líderes, tenham uma visão amplificada do município, olhem para a realidade delas, enxerguem as ameaças e oportunidades e construam esse plano de trabalho, acompanhadas por profissionais do Sebrae”, indica a analista de negócios do Sebrae Regional Oeste, Luana Maura.

As oficinas ocorrerão mensalmente para evitar sobrecarregar das rotinas das mulheres, proporcionando um projeto fluido e acessível. Nos meses de maio, junho e julho, foram realizadas as oficinas de cunho comportamental e, nos próximos meses, iniciarão as oficinas técnicas onde elas irão construir, em cada município, o seu plano de trabalho para 2025, levando-se em consideração as suas potencialidades e objetivos.

Tal metodologia visa que as mulheres sejam co-criadoras de suas próprias ações gerando, assim, conexão e comprometimento para execução do planejamento de cada grupo. O Sebrae estará junto, fomentando o processo, a fim de que os grupos sejam fortalecidos e possam colocar em prática o que se foi idealizado coletivamente.

De acordo com o articulador do Regional Oeste, Jacob Bandeira, um dos grandes desafios do projeto Mulheres do Litoral é o da continuidade. “A partir da aplicação da metodologia, o Sebrae/CE busca fortalecer o território onde elas atuam como líderes, buscando o crescimento tanto individual quanto coletivo. Isso estará refletido na qualidade dos projetos que elas irão criar e executar”, resume.