A Prefeita de Pires Ferreira, Lívia Maria Mesquita Mororó, e o Escritório Regional do Sebrae na Ibiapaba estão acertando os pontos finais de regulamentação para implantação da Sala do Empreendedor do município. O processo já passou pela assessoria jurídica do Município, pela fase de atualização da Lei Geral do Microempreendedor Individual e da Micro e Pequena Empresa, definição do Agente de Desenvolvimento e, por fim, elaboração do Termo de Parceria.
A Sala do Empreendedor é um espaço de atendimento implantado nas prefeituras e que reúne, em único local, diversos serviços para facilitar o dia a dia do empreendedor. Resultado da parceria entre o Sebrae e Prefeituras Municipais, de acordo com a Lei Complementar 123/2006, a Sala do Empreendedor foi desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios, atuando lado a lado com as administrações municipais e oferecendo apoio para pequenos negócios, de um jeito mais simples e prático.
Na Sala do Empreendedor, por exemplo, é possível encontrar apoio para planejar um novo negócio, receber informações para formalização, alteração e baixa de ME (Microempresa) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual DASN SIME, informações sobre como gerenciar a empresa, como vender para órgãos públicos – dentro do Programa de Compras Governamentais-, além de ter conhecimento sobre chamadas públicas da agricultura e emissão das Guias de Recolhimentos.
Além disso, nesses espaços, o empreendedor pode receber capacitações e participar de palestras e de oficinas nas quais o empreendedor pode tirar dúvidas e receber esclarecimentos. Para o analista técnico do Escritório do Sebrae na Ibapaba, Johnw Máguilas, a implantação do equipamento que, inclusive, já está em processo adiantado com a escolha do Agente de Desenvolvimento que vai atuar no espaço, deverá ajudar no desenvolvimento do empreendedorismo na Região.
O analista técnico do Sebrae, Johnw Mágulas destaca a importância do apoio ao empreendedorismo firmado pelo município. “Onde há empreendimento, a gente sente menos a crise. A gente percebe isso, a partir do momento que conseguimos mostrar ao empreendedor que ele tem maior segurança ao empreender de forma segura, sólida e rápida. É isso que estamos fazendo aqui, em Pires Ferreira, com a Sala do Empreendedor”.
Segundo ele, com a Sala do Empreendedor o município passa a integrar uma rede de desenvolvimento apoiada pelo Sebrae. “Esse é um espaço vital para o desenvolvimento local. Começaremos, agora, a fazer um diagnóstico das necessidades de Pires Ferreira e, em seguida, apresentaremos um plano de trabalho que, na verdade, é um embrião de um projeto maior, que poderá, no futuro, ser uma entrada de recursos para o município”, prevê