O Ideathon pode ser definido como um evento em que as pessoas se reúnem para gerar ideias inovadoras e soluções criativas para um problema ou desafio específico. É, geralmente, realizado em um curto período, como um dia ou um fim de semana, e reúne um grupo de pessoas com diferentes habilidades e conhecimentos para trabalhar juntas em equipe, em prol de uma mesma finalidade que beneficie a todos.
E foi essa iniciativa que mobilizou os estudantes da Unilab de Baturité, numa iniciativa que uniu, também, o Escritório Regional do Sebrae/CE. A abertura do evento contou com a presença do Reitor Roque Albuquerque e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique Lopes Pinheiro.
Os universitários formaram equipes e foram estimulados a elaborar ideias que solucionem problemas encontrados no Maciço de Baturité. Os problemas norteadores tiveram como base desafios comuns à Microrregião Sertão do território Maciço de Baturité. Inspirados no grupo GPS – Grupo Pró Sertão. O GPS é um grupo formado pelos municípios de são Itapiúna, Capistrano, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Barreira e Ocara, situados nessa área, onde ações coletivas buscam desenvolver os setores econômicos comuns aos integrantes do território, como indústrias de confecção, cultivo de banana, apicultura, dentre outros negócios.
Os estudantes trabalharam soluções para problemas envolvendo questões como a falta de visibilidade dos micros e pequenos negócios; baixa digitalização dos negócios locais e necessidade de ampliar as oportunidades dos micro e pequenos negócios locais.
IDEIAS VENCEDORAS
As ideias das equipes foram avaliadas por uma banca de especialista do universo empreendedor. As 3 equipes vencedoras foram: FacilitaGro, Se Conecta e EmpresaArte, que receberão como premiação a participação uma Missão Técnica para conhecer os Ambientes de Inovação em Fortaleza, como o SebraeLab, por exemplo, além de quatro horas de mentoria para o primeiro lugar, para aprofundar o desenvolvimento da sua solução.