A Diretoria Executiva do Sebrae/CE e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição, Cid Alves, receberam nesta segunda-feira (31) a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Christiane Leitão e o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Raphael Castelo Branco.
Durante o encontro, as duas instituições discutiram ações em parceria visando o fomento do empreendedorismo e a capacitação na área de gestão empresarial para advogados que atuam no estado. De acordo com Christiane Leitão, o estado conta com um grande número de advogados com menos de cinco anos de inscrição na ordem, que acabam abrindo escritórios sem ter noções básicas de gestão, por isso a necessidade do apoio do Sebrae.
Segundo ela, a ESA possui um projeto chamado Meu Primeiro Escritório, que dá capacitações e orientações a este público, para agregar a expertise do Sebrae e trazer mais qualificação para estes profissionais em áreas gerenciais destes escritórios. “A nossa categoria hoje é formada principalmente por estes pequenos escritórios que necessitam deste apoio”.
O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, destacou que a instituição já possui no estado iniciativas semelhantes com outras categorias profissionais, voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo nestes segmentos. Segundo ele, uma parceria com a OAB pode se tornar uma experiência a ser compartilhada com outras unidades do Sebrae no país.
Já o diretor técnico da instituição, Alci Porto, destacou que uma parceria com a OAB, além de qualificar os advogados, pode ser importante também no fortalecimento da estratégia do Sebrae em contribuir para o desenvolvimento dos territórios cearenses. “Nossa estratégia visa contribuir para um Ceará Empreendedor e por isso temos diversas ações de melhoria do ambiente de negócios dos municípios, como o projeto LIDER e as Salas do Empreendedor e a OAB como está presente em todo o estado, pode dar uma contribuição a este trabalho”.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/CE, Reginaldo Lobo, reforçou ainda que a parceria entre as duas instituições não começa do zero, pois pode aproveitar o acúmulo de experiência das duas instituições. “Tem tudo para ser uma parceria de sucesso”. Já o presidente Cid Alves disse que no que depender do Conselho Deliberativo, o projeto terá todo o apoio da instituição.
Como encaminhamento da instituição ficou definido que as equipes técnicas das duas instituições terão um prazo para discutir os detalhes do projeto e apresentar uma proposta que norteie a parceria entre Sebrae/CE e OAB Ceará. Além dos dirigentes, participaram também do encontro o articulador da Unidade de Competitividade, Silvio Moreira, o analista Felipe Cidrão e a analista da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas, Cibele Girão.