ASN CE
Compartilhe

Sebrae/CE e Fecomércio-CE lançam livro “Turismo hoje e sempre – Ou inovamos, ou inovamos” na região do Cariri

A publicação é um registro do Ciclo de Palestras promovido pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Fecomércio-CE (CETUR)
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O Sebrae/CE e o Sistema Fecomércio-CE lançaram nesta quinta-feira (20), no escritório regional do Sebrae no Cariri, em Juazeiro do Norte, o livro “Turismo hoje e sempre – Ou inovamos, ou inovamos”. A publicação é um registro do Ciclo de Palestras promovido pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Fecomércio-CE (CETUR) ao longo de 2023 e que reuniu em debates online grandes nomes do turismo nacional e estadual.

O lançamento contou com as presenças do presidente do CETUR e superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, da articuladora regional do Sebrae/CE, Elizângela Andrade, do secretário executivo das Câmara dos Conselhos Empresariais (CACE), Marcos Pompeu, do presidente da Abrasel Cariri e do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Cariri (Condetur Cariri), além de outras lideranças e empreendedores da região.

A publicação havia sido lançada em Fortaleza em maio, mas o evento do Cariri marcou o primeiro lançamento no interior do Ceará. A expectativa do presidente do CETUR é realizar eventos semelhantes em outras regiões do Estado. Para Joaquim Cartaxo, a ideia é ampliar o alcance dos debates realizados sobre o segmento do turismo durante o Ciclo de Palestras do CETUR. “Além do conteúdo que está disponível no YouTube, queremos que mais pessoas em todas as regiões cearenses possam se aprofundar em torno de um tema tão importante para a nossa economia e para a geração de emprego e renda do Ceará, que é o Turismo”.

Condetur

Antes do lançamento do livro do Cetur, Cartaxo e Marcos Pompeu participaram da reunião do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Cariri (Condetur Cariri), realizada na sede do Sebrae Cariri. Na oportunidade, o superintendente do Sebrae/CE falou sobre a estratégia de atuação da instituição que tem como foco o desenvolvimento sustentável dos territórios cearenses, por meio de iniciativas como o Cidade Empreendedora, Educação Empreendedora e da formação de uma Rede de Ecossistemas de Inovação.

Cartaxo lembrou ainda que o turismo é umas principais atividades econômicas do Estado, capazes de mobilizar um grande ecossistema produtivo, mas que necessita de um trabalho articulado para se desenvolver. “O turismo não é feito de atrativos, na verdade precisamos trabalhar conjuntamente para que estas nossas belezas e atrativos possam se estruturar em produtos capazes de serem comercializados, atraindo assim um maior número de visitantes a região”.

Já Marcos Pompeu fez uma apresentação das atividades desenvolvidas pelo CETUR. Além disso, os integrantes do Condetur aprovaram a criação de três vagas no conselho para serem ocupadas por representantes da Fecomércio, do Senac e do Sesc da região do Cariri.