ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE discute participação de poetas e xilogravuristas do Cariri na Festa da Literatura de Cordel

O evento, que este ano será realizado em Quixadá, faz parte da parceria entre o Sebrae/CE e Academia Brasileira de Letras (ABL)
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, se reuniu nesta quarta-feira (19) com os representantes da Academia dos Cordelistas do Crato (ACC) e da Lira Nordestina para discutir a participação das duas instituições na segunda edição da Festa da Literatura de Cordel (FLIC), que será realizada em Quixadá, de 15 a 17 de agosto.

O evento, que no ano passado foi realizado em Fortaleza, faz parte da parceria entre o Sebrae/CE e Academia Brasileira de Letras (ABL) tendo como foco a valorização do cordel como literatura brasileira e como geradora de negócios na Economia Criativa.

Cartaxo destacou que neste ano o evento será realizado na terra da escritora cearense Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na ABL e que esta edição da FLIC também contará com a parceria da Casa dos Saberes Cego Aderaldo, importante equipamento cultural do estado.

O superintendente reforçou a importância da participação dos integrantes da ACC e da Lira Nordestina no evento. Ainda durante a reunião, Cartaxo também falou sobre a necessidade de cordelistas e xilogravuristas da região do Cariri iniciarem uma discussão sobre formalização e gestão empresarial. “Vocês são produtores da Economia Criativa e como tal precisam ter conhecimentos sobre gestão, finanças, marketing e mercado para garantir a sustentabilidade de suas atividades”.

Segundo o superintendente, além dos benefícios relacionados ao exercício da atividade empresarial, a formalização também possibilitaria a participação dos produtores culturais da região nas ações e capacitações desenvolvidas pelo Sebrae/CE na área da Economia Criativa.

Internacionalização

Ainda no Cariri, Joaquim Cartaxo participou de um encontro com empresários, o presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Raul dos Santos Neto e o diretor do Núcleo da Câmara na região, Michel Araújo. Durante o encontro, foi discutido o processo de consolidação do núcleo regional da CBPCE, as possibilidades de internacionalização para os pequenos negócios do Cariri e articulação de relações bilaterais com Portugal.

O Cariri é a primeira região do Ceará, fora da capital, a contar com um núcleo da Câmara Brasil Portugal no Ceará. A criação do núcleo contou com o apoio do Sebrae/CE, dentro da estratégia de interiorização do desenvolvimento e das instituições representantes do segmento empresarial.

Fundada em junho de 2001, a CBPCE é uma associação civil sem fins lucrativos com atuação no Estado do Ceará, em Portugal e demais países de língua portuguesa. Ela tem o objetivo de incrementar as relações socioeconômicas entre empreendedores cearenses e estrangeiros, especialmente portugueses e de países de língua portuguesa, através do fortalecimento de redes de relacionamento empresarial e debate propositivo sobre o ambiente de negócios internacionais.