ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE avança no apoio a mais um grupo de empreendedores e promove o Seminário 50 +

Desenvolvido para capacitar, inspirar e conectar esta faixa etária, destacando as inúmeras oportunidades que a maturidade pode oferecer
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe
Depois de programas específicos voltados para crianças, como o JEPP, para adolescentes, para participantes de cursos técnicos, universitários e empreendedores de um modo geral, o Sebrae/CE volta-se para o atendimento a um novo nicho: os empreendedores 50+.

Desenvolvido para capacitar, inspirar e conectar esta faixa etária, destacando as inúmeras oportunidades que a maturidade pode oferecer no mundo dos negócios, o evento abordou assuntos sobre como identificar os principais problemas/desafios/ dificuldades na hora de empreender; e como perceber as vantagens e desvantagens de empreender na terceira idade

Abrindo o Seminário, o superintende do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, elogiou a presença massiva de mulheres na plateia lotada e explicou que a ideia da iniciativa é tornar a cultura empreendedora mais acessível, principalmente para a geração prateada do empreendedorismo, mudando o conceito “introduzido desde os tempos de João VI, de que o ideal era uma educação voltada para o emprego, quando, hoje, o que queremos é estimular nas pessoas a oportunidade de montar o seu próprio negócio”.  
– E nesse sentido, o Sebrae/CE não poderia ficar fora do processo que vai possibilitar às pessoas a avançarem em novos projetos de vida, numa época em que elas estão numa fase produtiva. Por isso, essa iniciativa, seguindo a ideia de descentralização do Sebrae/CE, será levada a todos os nossos escritórios regionais”, anunciou”.

A primeira palestrante, Dani Barcelos, falou sobre “O novo mundo sênior: como a longevidade está transformando o mercado” e fez uma análise demográfica do crescimento da população 50+ e o avanço para a economia e a sociedade em geral. “Em 2022, segundo o IBGE, a população 50+ já representava 26,7% da população. Ou seja, mais de um quarto. Em 2024, já somos 28%. E a tendência é chegarmos quase à metade da população em 2050”.

-Por isso, precisamos enfrentar o preconceito e nos habilitarmos para vivenciarmos essa fase de longevidade transformadora, deixando de lado sentimentos como medo, decepção e a preocupação com o preconceito, para provarmos que não somos invisíveis, sem utilidade, doentes ou sem poder”, ressaltou.

Discorrendo sobre o tema “Transformando experiência em oportunidades: Nichos e Tendências para Empreendedores Sêniores”, Morris Litvak, que criou uma startup de recolocação e capacitação da geração prateada, a Maturi, confirmou que, embora se digam inclusivas, as empresas não contratam pessoas com mais idade. “Em nove anos de atuação conseguimos empregar sete mil profissionais 50+. Isso, com 250 mil inscritos. É pouco, mas conseguiremos ir mudando esse comportamento”, prevê.

Ele lembra que começou com um site e, hoje, a Maturi já é reconhecida pela luta para mudar a imagem que a geração 50+ tem e mostrar o quanto todos podemos colaborar com o desenvolvimento, aa partir da experiência acumulada”, enfatizou.

SEBRAE SÊNIOR

Durante o Seminário foi lançado o Sebrae Sênior. Coube à articuladora do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/CE, Mônica Arruda, apresentar a nova iniciativa da instituição.

– Com o Programa Sebrae Sênior, a instituição vai oferecer apoio, orientações, consultorias e promover workshops com temas como “Desengavetando sonhos”, “Talento e oportunidade”, “Modelando ideias de projeto”, “Finanças pessoais e Negócios”, além de garantir consultoria gratuita online com especialistas, para aqueles já têm o próprio negócio”, ressaltou.

Depois das explicações, a terceira palestrante, Eliane Kreiler subiu ao palco para falar sobre “Revolução 50+: Mindset de crescimento e propósito de vida para o profissional sênior”. Ela contou a própria experiência de tentar se recolocar no mercado depois da aposentadoria. Falou sobre a necessidade de ter coragem para enfrentar os desafios e orientou o que fazer e o que não fazer para descobrir novos projetos e ocupações. “O mais importante é encontrar o seu propósito. Empreender com propósito é a melhor opção”, concluiu.

O Seminário foi finalizado com a realização da Feira de Empreendedores Sênior e um momento networking, permitindo que os participantes se conectem, troquem experiências e construam uma rede de contatos que apoie seu crescimento e sucesso.

-