Tudo começou em julho de 2022 quando Graciele Sousa, proprietária do Ecocamping Lumiar, que fica a caminho dos Lençóis Cearenses, localizado na Praia de Caetanos, teve a ideia de criar uma loja de artesanato dentro do seu estabelecimento.
O objetivo era atender à crescente demanda dos turistas que passam diariamente pela região, de buggy, para conhecer o artesanato local e viabilizar um espaço físico em que as artesãs da região pudessem comercializar seus produtos com preço justo.
Graciele, então, começou a visitar as artesãs da região para convidar a levar suas peças para expor no espaço onde inicialmente, foram pendurados na sombra de um pé de cajueiro. A articulação foi um sucesso, atualmente as artesãs precificam e semanalmente recebem prestação de contas das vendas de seus produtos, tornando a loja colaborativa.
Com o lucro das vendas, três meses depois conseguiu estruturar o ponto de físico da loja, que foi toda bioconstruída com palha de coqueiro, que resgata o modo de construção tradicional da região.
Hoje, a loja colaborativa Caetanos Moda Artesanal reúne peças de 40 artesãs, destas cerca de 30 artesãs trabalham com renda de bilro e as demais com crochê, palha de carnaúba e buriti, macramê, madeira de Timbaúba, produtos corporais com ingredientes naturais e até petiscos veganos.
As artesãs participantes representam boa parte das existentes nas comunidades da região que ficam entre os municípios de Amontada e Itapipoca. Comunidades como Caetanos de Cima, Caetanos de Baixo, Embiribas, Icaraí de Amontada, Moitas, Apiques, Maceió, Córrego da Estrada, Sítio Mateus, Jacare, Sítio Bode e Praia da Baleia… Cerca de 40 famílias são beneficiadas diretamente com a geração de renda e valorização dos saberes tradicionais.
APOIO DO SEBRAE/CE
Apesar de recém-criado, o Grupo de Rendeiras “Bilros do Mar” foi escolhido para ser atendido pelo projeto Desenvolvimento do Artesanato da Região Oeste, executado pelo Escritório Regional do Sebrae em Itapipoca. O Projeto vai oferecer, gratuitamente, qualificação para o artesanato e buscar a abertura de novos mercados.
Para isso, a gestora do projeto, Cláudia Jane Gomes, explica que foi criado um plano de trabalho baseado em um diagnóstico previamente aplicado ao grupo “Bilros do Mar” que inclui o desenvolvimento da identidade visual do grupo, criação de uma coleção baseada nos produtos com mais saída, projeto gráfico de embalagens, consultoria em precificação, capacitação sobre associativismo e participação na Feira Nacional de Artesanato e Cultura – FENACCE.